O Estágio de Docência e sua Contribuição à Aprendizagem e Formação

um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Estágio de Docência, Prática Pedagógica

Resumo

Escrevemos este texto para compartilhar nossas vivências no Estágio de Docência experimentadas no período de realização do componente curricular Currículos e Programas da Educação Básica com uma turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). As tecituras das experiências e reflexões trazidas aqui partem da seguinte indagação: qual a contribuição do Estágio de Docência no contexto do Ensino Superior para o desenvolvimento da aprendizagem e formação docente no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia? Para tanto, adotamos o relato de experiência como um gênero acadêmico, que se ampara na abordagem da pesquisa qualitativa. As discussões que fazemos acerca do estágio ancoram-se na concepção de estágio como campo de conhecimento, que se perspectiva como um componente curricular e eixo central dos cursos que formam professores (Pimenta; Lima, 2017). O estágio aconteceu no contexto do curso de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE, polo Manaus. As experiências do cotidiano da universidade, em contato direto com os acadêmicos, nos revelaram a dimensão da responsabilidade e dos desafios que a realidade educacional da universidade impõe aos professores na condução do seu trabalho pedagógico. Diante dessa realidade, o estágio mostra-se como uma oportunidade para o professor sentir o que é, de fato, a profissão, refletir sobre a realidade profissional e perceber o que é ser professor no contexto atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Cordovil Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutor em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Coari, Amazonas, Brasil.

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Referências

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Portaria Nº 76, de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da

União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31- 32. Disponível em: https://www.gov.br/esg/pt-br/composicao/pesquisa-e-pos-graduacao/

mestrado/area-do-aluno/bolsa-demandasocial-2020/portaria-no-76-de-14-de-abrilde-2010.pdf/view. Acesso em: 04 fev. 2023.

BOLZAN, Doris P. V.; ISAIA, Silvia M. de A. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidade. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29, p. 13-26, 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v10n29/v10n29a02.pdf . Acesso em: 17 abr. 2023

BORGES, Vilmar J.; BITTE, Regina Celi F. Estágio curricular supervisionado: identidades e saberes docentes. Educação em Perspectiva, v. 9, n. 1, p.

-47, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6900. Acesso em: 23 ago. 2022.

CORRÊA, Sérgio R. M.; HAGE, Salomão A. M. Amazônia: a urgência e necessidade da construção de políticas e práticas educacionais inter/

multiculturais. Nera, n. 18, p. 79-105, 2012. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1336/1326 . Acesso em:

fev. 2023.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, v. 41, n. 1, p. 6-11, 2018. Disponível em:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/29725/16841. Acesso em: 21 ago. 2023.

DOMINGOS, J. C. Relatos de experiencia, en busca de un saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 14–30, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p14-30. Disponível em: https://www.homologacao.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/

article/view/2518. Acesso em: 23 fev. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 73. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Sala de Notícia l: Educação na Amazônia – Currículo tradicional e o saber local. 17 set. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EG8O2YLkX_A&t=745s.Acesso em: 30 jan. 2023.

G1 AMAZONAS – REDE AMAZÔNICA. Aulas começam mais cedo na Zona Rural de Manaus. 23 jan. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/01/23/alunos-superamacoes-da-natureza-e-enfrentam-rotina-arduapara-estudar-na-zona-rural-de-manaus.ghtml. Acesso em: 30 jan. 2023.

GHEDIN, Evandro. A pesquisa como eixo interdisciplinar no estágio e a formação do professor pesquisador-reflexivo.Olhar de professor, v. 7, n. 2, 2004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1403 . Acesso em: 22 ago. 2023

GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e escrita de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 148-173.

GRANT, Adam. Pense de novo: o poder de saber o que você não sabe. Trad. Carolina Simmer. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

KOSÍK, Karel. Dialética do Concreto. Trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1976.

LIBÂNEO, José C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma G.;

GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil:gênese e escrita de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 63-93.

MAGALHÃES, Ana Paula de A. S. O Estágio supervisionado dos cursos de formação de professores de Matemática da Universidade Estadual

de Goiás: uma prática reflexiva? 2010. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ciências e Matemática) – Unidade, Universidade Federal de

Goiás, Goiânia, 2010.

MOITA, Maria da C. Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de Professores. Trad. Maria dos Anjos Caseiro e

Manuel Figueiredo Ferreira. 2. ed. Porto/Portugal: Porto Editora, 2013. p. 111 – 140.

OLIVEIRA, Maria L. C. de; SILVA, Nair C. da. Estágio de docência na formação do mestre em enfermagem: relato de experiência. Enfermagem em Foco, v. 3, n. 3, p. 131-134, 2012. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/297 . Acesso em: 18 ago. 2023.

PARO, Vitor H. Autonomia do educando na escola fundamental: um tema negligenciado. Educar em Revista, p. 197-213, 2011. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/er/a/DD7SVwjTwzqRMxvBvV7kXQS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2023.

PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência – teoria e prática: diferentes concepções.In: BRABO, Tânia S. A. M.; CORDEIRO, Ana P.; MILANEZ, Simone G. C. (Org.). Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 133-152.

PIMENTA, Selma G.; PINTO Umberto de A.; SEVERO, José L. R. de L. Panorama Da Pedagogia No Brasil: Ciência, Curso e Profissão. Educação em Revista, v. 38, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/abstract/?lang=pt . Acesso em: 17 abr. 2023.

PIMENTA, Selma G; LIMA, Maria S. L. Estágio e Docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

PIMENTA, Selma. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58-73, 2013.

Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839 . Acesso em: 20 ago. 2023

PRADA, Luis E. A. Formação continuada de professores: experiências em alguns países. ETD -Educação Temática Digital, v. 2, n. 3, p. 97-116,

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584. Acesso em: 04 fev. 2023.

REPÓRTER EM AÇÃO – REDE RECORD TV. Alunos se arriscam nas águas do rio Amazonas para chegar à escola. 30 jan. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x9PFjRTUkKc. Acesso em: 30 jan. 2023.

SILVA, Rilda Simone Maia da. Estágio curricular e sua contribuição na construção da identidade profissional dos estudantes da educação técnica

de nível médio. 161 f. 2019.Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.

SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. (Belém). Resolução n. 5.313 – CONSEPE, de 04 de novembro de 2020. Aprova o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE). Belém, 2020.

VALADARES, Juarez M. O professor diante do espelho: reflexões sobre o conceito de professor reflexivo. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro.

Professor Reflexivo no Brasil: gênese e escrita de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 215-232

Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

MEDEIROS, J. C.; GUEDES DA SILVA, T.; GHEDIN, E. O Estágio de Docência e sua Contribuição à Aprendizagem e Formação : um relato de experiência. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 35–50, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20335. Acesso em: 13 nov. 2024.