O Estágio de Docência e sua Contribuição à Aprendizagem e Formação
um relato de experiência
Palavras-chave:
Formação Docente, Estágio de Docência, Prática PedagógicaResumo
Escrevemos este texto para compartilhar nossas vivências no Estágio de Docência experimentadas no período de realização do componente curricular Currículos e Programas da Educação Básica com uma turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). As tecituras das experiências e reflexões trazidas aqui partem da seguinte indagação: qual a contribuição do Estágio de Docência no contexto do Ensino Superior para o desenvolvimento da aprendizagem e formação docente no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia? Para tanto, adotamos o relato de experiência como um gênero acadêmico, que se ampara na abordagem da pesquisa qualitativa. As discussões que fazemos acerca do estágio ancoram-se na concepção de estágio como campo de conhecimento, que se perspectiva como um componente curricular e eixo central dos cursos que formam professores (Pimenta; Lima, 2017). O estágio aconteceu no contexto do curso de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE, polo Manaus. As experiências do cotidiano da universidade, em contato direto com os acadêmicos, nos revelaram a dimensão da responsabilidade e dos desafios que a realidade educacional da universidade impõe aos professores na condução do seu trabalho pedagógico. Diante dessa realidade, o estágio mostra-se como uma oportunidade para o professor sentir o que é, de fato, a profissão, refletir sobre a realidade profissional e perceber o que é ser professor no contexto atual.
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Atualizado em 15/07/2017