O Estágio de Docência e sua Contribuição à Aprendizagem e Formação

um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Estágio de Docência, Prática Pedagógica

Resumo

Escrevemos este texto para compartilhar nossas vivências no Estágio de Docência experimentadas no período de realização do componente curricular Currículos e Programas da Educação Básica com uma turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). As tecituras das experiências e reflexões trazidas aqui partem da seguinte indagação: qual a contribuição do Estágio de Docência no contexto do Ensino Superior para o desenvolvimento da aprendizagem e formação docente no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia? Para tanto, adotamos o relato de experiência como um gênero acadêmico, que se ampara na abordagem da pesquisa qualitativa. As discussões que fazemos acerca do estágio ancoram-se na concepção de estágio como campo de conhecimento, que se perspectiva como um componente curricular e eixo central dos cursos que formam professores (Pimenta; Lima, 2017). O estágio aconteceu no contexto do curso de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE, polo Manaus. As experiências do cotidiano da universidade, em contato direto com os acadêmicos, nos revelaram a dimensão da responsabilidade e dos desafios que a realidade educacional da universidade impõe aos professores na condução do seu trabalho pedagógico. Diante dessa realidade, o estágio mostra-se como uma oportunidade para o professor sentir o que é, de fato, a profissão, refletir sobre a realidade profissional e perceber o que é ser professor no contexto atual.

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Biografia do Autor

Josué Cordovil Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutor em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Coari, Amazonas, Brasil.

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

MEDEIROS, J. C.; GUEDES DA SILVA, T.; GHEDIN, E. O Estágio de Docência e sua Contribuição à Aprendizagem e Formação : um relato de experiência. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 35–50, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20335. Acesso em: 4 dez. 2024.