A Importância das Redes Colaborativas no Processo de Internacionalização da Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p36-52

Palavras-chave:

Internationalization of Higher Education, Academic Cooperation., Collaborative Networks.

Resumo

Este estudo com a temática da internacionalização na educação superior, objetiva analisar como as redes colaborativas podem contribuir com o processo de Internacionalização da Educação Superior. O percurso metodológico dessa pesquisa aplicada é de caráter qualitativo e exploratório e foi desenvolvida tendo como procedimentos de coleta de dados a revisão de literatura embasada na pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que as interações econômicas, políticas, sociais e culturais entre as nações mundiais favorecidas pela globalização, faz com que as Instituições de Ensino Superior (IES) busquem na cooperação acadêmica, mais precisamente nas redes colaborativas uma forma de incrementar o processo de internacionalização da Educação Superior. Conclui-se que, a partir destas colaborações surgem oportunidades de formação de redes de cooperação que possibilitem inovações no ensino e na pesquisa, propiciando uma maior visibilidade de grupos de pesquisa e de instituições no contexto mundial. Deste modo, reafirma-se a importância do trabalho coletivo e solidário para o fortalecimento tanto da pesquisa, quando da internacionalização na Educação Superior.

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Biografia do Autor

Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/UniLisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Professora do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta/RS. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais.

Luísa Cerdeira, Universidade de Lisboa

Doctorate in Educational Sciences, Specialty Policies and Organisation of the Educational System, approved with Praise and Distinction, attributed unanimously by the jury, Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Lisbon). Assistant Professor at University of Lisbon (UL), Institute of Education, since 2010. Research interests concerns the Economy of Education and the Higher Education Management and Financing Policies.

Jocelia Martins Marcelino, PUC-RS

Doutoranda em Educação pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES/PROEX. Mestra em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta. Graduada em Letras - Secretariado Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou como Assessora de Assuntos Internacionais da Universidade de Cruz Alta. Pesquisa principalmente os seguintes temas: internacionalização da educação superior, internacionalização do currículo, interculturalidade e cidadania global.

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Publicado

2024-03-25

Como Citar

LAUXEN, S. de L.; CERDEIRA, L.; MARCELINO, J. M. A Importância das Redes Colaborativas no Processo de Internacionalização da Educação Superior. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 36–52, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p36-52. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18610. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73