A Pesquisa em Educação e TIC na América Latina
temáticas transversais
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p286-302Palavras-chave:
pesquisa e educação, contexto social latino-americano, Tecnologia da Informação e da ComunicaçãoResumo
O artigo reflete sobre as relações existentes entre o surgimento e a persistência de problemas sociais e o desenvolvimento de conhecimentos científicos orientados a explicá-los e conhecê-los como chaves para compreender os contextos atuais. Foca especificamente no reconhecimento da constituição e renovação de agendas de pesquisa em Educação a partir da introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como fator destacado nas políticas educativas na América Latina. Para isso, apresenta uma sistematização temática das dissertações e teses desenvolvidas no grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA), composto por grande número de pesquisadores procedentes de países latino-americanos. Resulta uma confluência de pesquisas que tratam temas que são comuns a vários países da região, tais como brecha digital, formação de professores, inserção das tecnologias nas escolas, no modelo 1:1, e conhecimento aberto, todos atravessados pelas políticas públicas.
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Atualizado em 15/07/2017