A Pesquisa em Educação e TIC na América Latina

temáticas transversais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p286-302

Palavras-chave:

pesquisa e educação, contexto social latino-americano, Tecnologia da Informação e da Comunicação

Resumo

O artigo reflete sobre as relações existentes entre o surgimento e a persistência de problemas sociais e o desenvolvimento de conhecimentos científicos orientados a explicá-los e conhecê-los como chaves para compreender os contextos atuais. Foca especificamente no reconhecimento da constituição e renovação de agendas de pesquisa em Educação a partir da introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como fator destacado nas políticas educativas na América Latina. Para isso, apresenta uma sistematização temática das dissertações e teses desenvolvidas no grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA), composto por grande número de pesquisadores procedentes de países latino-americanos. Resulta uma confluência de pesquisas que tratam temas que são comuns a vários países da região, tais como brecha digital, formação de professores, inserção das tecnologias nas escolas, no modelo 1:1, e conhecimento aberto, todos atravessados pelas políticas públicas.

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Biografia do Autor

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com estágio de pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, de 2013 a 2017. Atualmente é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando nos seguintes temas: formação de professores, inclusão digital, software livre e políticas públicas.

Verónica Sofia Ficoseco, Universidade Nacional da Patagônia Austral/ Unidade Acadêmica San Julián

Doutora em Comunicação pela Universidade Nacional de La Plata. Professora e pesquisadora da Universidade Nacional da Patagônia Austral. Membro do conselho diretor do Instituto de Pesquisa em Comunicação, Identidade e Cultura, da Unidade Acadêmica San Julián (UNPA) e vice-líder do grupo de pesquisa EDUTEC (FACED, UFBA). Pesquisa na área de tecnologias digitais, comunicação e educação, com interseções de gênero e diversidade.

Georgina Ivet Durán Jiménez, Universidade Católica de Temuco

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil (2019). Mestrado em Investigación e Innovación en Currículum y Formación pela Universidade de Granada, Espanha (2014). Graduada em Educação Física, Esporte e Lazer pela Universidade Veracruzana, México (2013) e Graduada em Ciências da Comunicação pela Universidade Veracruzana, México (2010). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente em três grandes linhas: Tecnologias en educação; Interculturalidade e inter/transdisciplinaridade e Internacionalização da Educação Superior.

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Publicado

2024-03-26

Como Citar

BONILLA, M. H. S.; FICOSECO, V. S.; DURÁN JIMÉNEZ, G. I. A Pesquisa em Educação e TIC na América Latina: temáticas transversais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 286–302, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p286-302. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18505. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73