Internacionalização dos Currículos na Educação Básica
repercussões nas reformas em curso no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p187-203Palavras-chave:
Internacionalização, Currículo, Ensino Médio, ReformaResumo
O principal objetivo no trabalho, é discutir repercussões dos discursos formulados por organizações, redes e agências internacionais que se colocam em defesa da internacionalização da educação e dos currículos, na produção de políticas curriculares no Brasil em geral, e particularmente nas reformas curriculares que envolvem o Ensino Médio. Com esse propósito, são destacados elementos conceituais e ideários da internacionalização, colocados, em geral, como motivação para reformas. Na sequência, mostra-se como, no transito global-local, operam os sistemas de difusão dos discursos/textos em defesa da internacionalização. Finalmente, como demonstração desse alinhamento, destacam-se marcações contidas nos textos de reformas que envolvem o Ensino Médio no Brasil. Conclusivamente, afirma-se que a internacionalização como um conceito/fetiche segue seduzindo formuladores de políticas e que, já tendo conquistado territórios da Educação Superior, se lança pra ocupar também os da Educação Básica.
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Atualizado em 15/07/2017