O Quadro Preso e a Proibição da Linguagem Neutra

ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p31-49

Palavras-chave:

Diferenças, Ofensiva, Educação

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar parte da ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul no que diz respeito a marcadores como gênero, sexualidade, raça-cor-etnia e classe. Para atingir esse objetivo, foram selecionadas duas experiências entendidas como lugar de produção dos sujeitos, portanto, também das diferenças. São elas: a prisão de um quadro em um museu por ter sido acusado de promoção da pedofilia e uma lei de proibição da linguagem neutra. Elas foram selecionadas por meio da etnografia digital. Essa metodologia possibilitou uma imersão no campo on-line de interações que envolvem essas duas experiências. A perspectiva teórica adotada é a pós-crítica em Educação. Ela permitiu concluir que existem pós-currículos e pós-pedagogias culturais em torno da atuação de diferentes empreendedores morais anti-igualitários. Eles são campos de significação torcidos que também merecem ser analisados sob a ótica da produção das diferenças, em sentidos e intenções políticas anti-igualitárias.

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Biografia do Autor

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Faculdade de Ciências Humanas (FACH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande) e do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal - Corumbá). Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado na Faculda de de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Fez bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais e bacharelado em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas. E-mail: tiago.duque@ufms.br

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-17

Como Citar

DUQUE, T. O Quadro Preso e a Proibição da Linguagem Neutra: ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 31–49, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p31-49. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17713. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72