Produção Acadêmica Educacional sobre Docentes Lésbicas e Trans

regulação e queerização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p189-203

Palavras-chave:

Palavras-chave: Docência. Gênero. Sexualidade. Lésbicas. Trans.

Resumo

O artigo articula duas pesquisas que analisam a produção acadêmica educacional brasileira sobre docentes lésbicas e trans. Tais estudos utilizam, para compor o corpus empírico, prioritariamente, pesquisas de mestrado e doutorado apresentadas em eventos científicos e/ou elaboradas em programas de pós-graduação stricto sensu. A primeira, sobre docentes lésbicas, examina o período de 2014 a 2020. A segunda, sobre docentes trans, analisa a década de 2009 a 2019. Ambas as pesquisas estão sustentadas por uma agenda de pesquisa que investiga trabalho docente, gênero e sexualidade em um programa de pós-graduação da região sul do país, mobilizando conceitos dos campos dos Estudos em Docência e dos Estudos de Gênero em uma perspectiva pós-estruturalista. Neste artigo, são analisados os processos de regulação da docência, a partir de uma matriz cisheteronormativa; e, os movimentos de resistência e reexistência numa perspectiva do que é nomeado de queerização da docência.

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Biografia do Autor

Jonathan Vicente da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorando em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: jonathanvicente10@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7019-4750

Telefone: (51)984565971

Titulação principal: Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2019-2021), na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital.

Grupo de Pesquisa: Lola - Trabalho docênte, Gênero e Sexualidade

 

Isabella Rocha Azevedo Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: raf.isa@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-7989-8404.

Telefone: (51) 981520734

titulação principal: Graduada

Grupo de pesquisa: Lola - Trabalho docênte, Gênero e Sexualidade

Maria Cláudia Dal'Igna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: mcdaligna@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0566-9606

Telefome: (51) 992192269

Cargo que ocupa: Professora Pesquisadora

Grupo de Pesquisa: Lola - Trabalho Docênte, Gênero e Sexualidade

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-17

Como Citar

VICENTE DA SILVA, J.; ROCHA AZEVEDO FERREIRA, I. .; DAL’IGNA, M. C. Produção Acadêmica Educacional sobre Docentes Lésbicas e Trans : regulação e queerização. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 189–203, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p189-203. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17674. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72