(Trans)Vivências e Experiências de Escolarização na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p204-219

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Travestis e Transexuais. Gênero e Sexualidade.

Resumo

Apresenta-se um estudo de doutoramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em articulação com as questões de gênero e sexualidade vivenciadas por estudantes travestis e transexuais. Tem como objetivo compreender os significados na vida cotidiana de travestis e transexuais com base em suas experiências na EJA. Os estudos de Arroyo (2014, 2017), Bento (2011), Freire (1996, 2001, 2018), hooks (2017, 2019), Oliveira (2017, 2020), e outros/as, contribuíram para a investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que ressalta a produção de (trans)pesquisadoras e analisa as escrevivências (EVARISTO, 2020) das cartas-corpo escritas por autoras-participantes. Os principais resultados permitem apontar que as reflexões transpõem as relações de gênero, que se fundam em uma matriz colonial de poder, tendo na produção do saber, viver, sentir e existir a reprodução da lógica binária homem/mulher como um instrumento de dominação. Além disso, as experiências vividas e as vozes insurgentes constroem suas “cosmopercepções” de gênero e de educação, evidenciando o que enfrentaram na escola e na vida, com estratégias de transgressão e resistência.

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Biografia do Autor

Gabriela da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Gabriela da Silva

CV: http://lattes.cnpq.br/7097533141226497

Minibiografia: Graduada em Letras Língua Portuguesa/Inglesa UNISUL. Especialista em Fundamentos da Educação UNESC. Mestra em Educação UNISUL. Doutora em Educação UFSC. Transfeminista e Transativista.

Endereço de Correspondência: Avenida Marcolino Martins Cabral, 2030.

Fone: (48)984079760

E-mail: geduca@hotmail.com

Titulação: Doutora

Instituição: Secretária Estadual de Educação de Santa Catarina

Cargo que ocupa: Professora Orientadora de Laboratório de Informática.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

CV: http://lattes.cnpq.br/8076122422477570

Minibiografia;

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associado III (aposentada e credenciada) da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC Atuou como subcoordenadora do PPGE da UFSC (2016-2018) e coordenadora do curso de Pedagogia (2000 a 2002), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade (2006-2008) e vice coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. (2009-2011) Membro do Fórum de EJA de SC (FEJA/SC) Coordenadora e Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil (conclusão prevista para 2023) Coordena o projeto de pesquisa IMPLICAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E EDUCATIVAS DA PANDEMIA DA COVID-19 EM PESSOAS ADULTAS E IDOSAS NO BRASIL (2022-2024). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9764085758306370) Coeditora da Revista Internacional de EJA - RIEJA (UNEB) e compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Docente e pesquisadora da Educação de Jovens e Adultos. Pesquisadora Visitante pelo Edital n.25/21 CNPq, junto à Professora Gilvanice Musial no PPGE da UFBA. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4562-308X

Endereço institucional de correspondência;

Rua Maria Eduarda, 57, apto 401, Pantanal, Florianópolis/SC, Cep: 88040250

Telefones; 48 999805957

E-mail;herminialaffin@gmail.com

Titulação principal; Doutorado e Pós-doutorado

Instituição a que pertence UFSC

Cargo que ocupa; Docente e Pesquisadora

Grupo de pesquisa. Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos

 

Referências

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

DA SILVA, G.; LAGE FERNANDES LAFFIN, M. H. .; DE MORAES MAIA VIGANO, S. (Trans)Vivências e Experiências de Escolarização na Educação de Jovens e Adultos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 204–219, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p204-219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17630. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72