Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa

Autores

  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará
  • Marcel lima Cunha
  • Marília Duarte Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p105-125

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência; pesquisas em língua inglesa; revisão sistemática; professores iniciantes.

Resumo

Aprendizagem da docência é um conceito que, no Brasil, possui expressiva difusão na área da educação, tematizado sobretudo com esteio em referências ibéricas. Argumenta-se que o debate nacional carece de pesquisas advindas de países de língua inglesa. Questionamos: o que se produz sobre aprendizagem da docência em países de língua inglesa? Quais as principais referências desse debate nesses contextos? A produção científica desses países é escassa quando se trata dessa temática? Em busca de pistas elucidativas para essas indagações, realizamos uma revisão sistemática na base de dados ERIC com o objetivo de mapear as produções sobre aprendizagem da docência advindas de países de língua inglesa. Os resultados apontam a existência de um importante debate relacionado ao assunto em países de língua inglesa, com significativa atenção para professores iniciantes. Utilizando apenas a palavra-chave Learning to teach associada ao descritor Beginning teacher chegamos a 24 artigos revisados por pares. Há necessidade de conhecer mais detalhadamente a produção dos países de língua inglesa, identificando aproximações e distanciamentos em relação a produção brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira, com estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília  na área de curriculo, avaliação e desenvolvimento profissional docente. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho(GT8) Formação de Professores da ANPED; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-Nível 2.Pedagoga. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Grasduação em educação.

Referências

BRAUN, Virginia & CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3:2, pages 77-101, 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa>. Acesso em: 12 de abril de 2022.

CAPRA, Fritjof. The web of life. New York: Doubleday, 1996.

CARTER, Kathy; DOYLE, Walter. Preconceptions in Learning to Teach. Educational Forum, v59 n2 p186-95 Win 1995. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=3&id=EJ495836. Acesso em: 01/07/2021.

CHOY, Doris; WONG, Angela F. L.; LIM, Kam Ming; CHONG, Sylvia. Beginning Teachers' Perceptions of Their Pedagogical Knowledge and Skills in Teaching: A Three Year Study. Australian Journal of Teacher Education, v38 n5 Article 5 May 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1014053. Acesso em: 01/07/2021.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. Learning to teach against the grain. Harvard Educational Review, 61(3): 279–310, 1991.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. Color blindness and basket making are not the answers: Confronting the dilemmas of race, culture, and language diversity in teacher education. American Educational Research Journal, 32(3): 493–522, 1995a.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. Uncertain allies: Understanding the boundaries of race and teaching. Harvard Educational Review, 65(4): 541–70, 1995b.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. Learning to teach for social justice. In The education of teachers: National Society for the Study of Education Yearbook, ed. G. A. Griffin, 98(1): 114–44. Chicago, IL: NSSE, 1999.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. Blind vision: Unlearning racism in teacher education. Harvard Educational Review, 70(2): 157–90, 2000.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. A Tale of Two Teachers: Learning to Teach Over Time. Kappa Delta Pi Record, v48 n3 p108-122, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ993445. Acesso em: 01/07/2021.

CRAIG, Cheryl J. Coming to Know in the "Eye of the Storm": A Beginning Teacher's Introduction to Different Versions of Teacher Community. Teaching and Teacher Education: An International Journal of Research and Studies, v29 p25-38 Jan 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1000791. Acesso em: 01/07/2021.

CRUZ, Giseli Barreto da et al.. Pesquisa com professores iniciantes: perspectivas de indução profissional docente no âmbito do GEPED/UFRJ.. In: Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. Anais...Brasília(DF) Universidade de Brasília, 2021. Disponível em: . Acesso em: 12/03/2023.

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos – SP, v.14, 1-15, e4149114, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149. Acesso em: novembro de 2021.

DORMAN, Elizabeth Hope. "Everything that's Challenging in My School Makes Me a Better Teacher": Negotiating Tensions in Learning to Teach for Equity. Journal of Urban Learning, Teaching, and Research, v8 p83-92, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=2&id=EJ980012. Acesso em: 01/07/2021.

D'SOUZA, Lisa A. Assessing Student Learning through Guided Inquiry: A Case Study of a Beginning Teacher. Journal of Education, v192 n2-3 p79-87 2011-2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1054649. Acesso em: 01/07/2021.

AUTOR. Docência na Educação Superior: um estudo com professores iniciantes em cenário de inclusão. Projeto de Pesquisa aprovado pelo Edital CNPQ Bolsa de produtividade em Pesquisa nº 09/2020. Fortaleza: UECE, 2020, 50p.

FEIMAN-NEMSER, Sharon. From Preparation to Practice: Designing a Continuum To Strengthen and Sustain Teaching. Teachers College Record, v103 n6 p1013-55 Dec 2001. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=9&id=EJ640144. Acesso em: 01/07/2021.

FLORES, Maria Timmons. Navigating Contradictory Communities of Practice in Learning to Teach for Social Justice. Anthropology & Education Quarterly, v38 n4 p380-404 Dec, 2007. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=3&id=EJ778183. Acesso em: 01/07/2021.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 12 mar. 2023.

GODDARD, J. Tim; FOSTER, Rosemary Y.. The experiences of neophyte teachers: a critical constructivist assessment. Teaching and Teacher Education, 17, pp.349-365, 2001.

HASER, Cigdem. Learning to Teach in the National Curriculum Context. European Journal of Teacher Education, v33 n3 p293-307 Aug, 2010. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ892131. Acesso em: 01/07/2021.

HOLLINGSWORTH, Sandra. Prior beliefs and cognitive change in learning to teach. American Educational Research Journal, 26(2), 160-189, 1989.

HOLLINGSWORTH, Sandra. Learning to Teach through Collaborative Conversation: A Feminist Approach. American Educational Research Journal, v29 n2 p373-404 Sum 1992. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=4&id=EJ449457. Acesso em: 01/07/2021.

HUANG, Jing; WANG, Yi; TENG, Feng. Understanding Changes in Teacher Beliefs and Identity Formation: A Case Study of Three Novice Teachers in Hong Kong. Teaching Education, v32 n2 p193-207 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=4&id=EJ1296385. Acesso em: 01/07/2021.

KANG, Yan; CHENG, Xiaotang. Teacher Learning in the Workplace: A Study of the Relationship between a Novice EFL Teacher's Classroom Practices and Cognition Development. Language Teaching Research, v18 n2 p169-186 Apr 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1021107. Acesso em: 01/07/2021.

LIDSTONE, Mary-Lynn; HOLLINGSWORTH, Sandra. A Longitudinal Study of Cognitive Changes in Beginning Teachers: Two Patterns of Learning to Teach. Teacher Education Quarterly, v19 n4 p39-57 Fall 1992. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=5&id=EJ460420. Acesso em: 01/07/2021.

MARCELO GARCIA, Carlos. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 9, p. 51-75, set./dez. 1998.

MCCORMACK, Ann; GORE, Jennifer; THOMAS, Kaye. Early Career Teacher Professional Learning. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v34 n1 p95-113 Mar 2006. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=8&id=EJ729021. Acesso em: 01/07/2021.

MCNALLY, Jim; BLAKE, Allan; REID, Ashley. The Informal Learning of New Teachers in School. Journal of Workplace Learning, v21 n4 p322-333 2009. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ842623. Acesso em: 01/07/2021.

MILLER, Dianne M.; HELLSTEN, Laurie-Ann M. Like Day and Night: On Becoming a Teacher in Two Distinct Professional Cultures in Rural Saskatchewan. Rural Educator, v38 n2 p35-46 Sum 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=4&id=EJ1225146. Acesso em: 01/07/2021.

NOORDHOFF, Karen. The Power of Paradox in Learning to Teach. New Directions for Teaching and Learning, n130 p53-65 Sum, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ969180. Acesso em: 01/07/2021.

NUNES, João Batista Carvalho. Mediação da tecnologia na produção do saber: análise da pesquisa em educação. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima (Org). Educação Ciência e desenvolvimento social. Belém: EDUFPA, 2006. p. 351-379.

OLIVEIRA, Denize Cristina de. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista de enfermagem UERJ, volume 16, número 4, páginas 569-576, out.-dez. 2008. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-512081>. Acesso em: 12 de abril de 2022.

ORTEGA, Irasema; LUFT, Julie A.; WONG, Sissy S. Learning to Teach Inquiry: A Beginning Science Teacher of English Language Learners. School Science and Mathematics, v113 n1 p29-40 Jan, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1008975. Acesso em: 01/07/2021.

PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues. Socialização do professor nos primeiros anos de docência em Educação Física e as implicações no desenvolvimento profissional. 2023. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, 2023.

POSTAREFF, Liisa., & LINDBLOM-YLANNE, Sari. Emotions and confidence within teaching in higher education. Studies in Higher Education, 36, 799–813, 2011.

QUIRK-MARKU, Catharine. Generating an Approach Informed by Cultural-Historical Activity Theory to Research Influences Affecting Early Career Teachers' Professionalism and Retention. Teacher Education Advancement Network Journal, v11 n3 p3-14 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1266555. Acesso em: 01/07/2021.

REYNOLDS, Anne. What Is Competent Beginning Teaching? A Review of the Literature. Review of Educational Research, v62 n1 p1-35 Spr 1992. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=9&id=EJ445310. Acesso em: 01/07/2021.

REYNOLDS, Anne. The Knowledge Base for Beginning Teachers: Education Professionals' Expectations versus Research Findings on Learning to Teach. Elementary School Journal, v95 n3 p199-221 Jan 1995. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=5&id=EJ496755. Acesso em: 01/07/2021.

RO, Jina. Learning to Teach in the Era of Test-Based Accountability: A Review of Research. Professional Development in Education, v45 n1 p87-101, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1198425. Acesso em: 01/07/2021.

SADLER, Ian. The Role of Self-Confidence in Learning to Teach in Higher Education. Innovations in Education and Teaching International, v50 n2 p157-166, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1011067. Acesso em: 01/07/2021.

VAN DEN BOS, Paul; BROUWER, Joyce. Learning to Teach in Higher Education: How to Link Theory and Practice. Teaching in Higher Education, v19 n7 p772-786, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1033019. Acesso em: 01/07/2021.

WIDEEN, Marvin; MAYER-SMITH, Jolie; MOON, Barbara. A Critical Analysis of the Research on Learning To Teach: Making the Case for an Ecological Perspective on Inquiry. Review of Educational Research, v68 n2 p130-78 Sum 1998. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=5&id=EJ574599. Acesso em: 01/07/2021.

WILDMAN, Terry M.; NILES, Jerome A., MAGLIARO, Susan G., MCLAUGHLIN, Ruth Anne. Teaching and Learning to Teach: The Two Roles of Beginning Teachers. Elementary School Journal, v89 n4 p471-93 Mar 1989. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=5&id=EJ387707. Acesso em: 01/07/2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-01

Como Citar

FARIAS, I. M. S. de; LIMA CUNHA, M.; DUARTE GUIMARÃES, M. Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 105–125, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p105-125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17209. Acesso em: 28 abr. 2024.