Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p105-125Palavras-chave:
Aprendizagem da docência; pesquisas em língua inglesa; revisão sistemática; professores iniciantes.Resumo
Aprendizagem da docência é um conceito que, no Brasil, possui expressiva difusão na área da educação, tematizado sobretudo com esteio em referências ibéricas. Argumenta-se que o debate nacional carece de pesquisas advindas de países de língua inglesa. Questionamos: o que se produz sobre aprendizagem da docência em países de língua inglesa? Quais as principais referências desse debate nesses contextos? A produção científica desses países é escassa quando se trata dessa temática? Em busca de pistas elucidativas para essas indagações, realizamos uma revisão sistemática na base de dados ERIC com o objetivo de mapear as produções sobre aprendizagem da docência advindas de países de língua inglesa. Os resultados apontam a existência de um importante debate relacionado ao assunto em países de língua inglesa, com significativa atenção para professores iniciantes. Utilizando apenas a palavra-chave Learning to teach associada ao descritor Beginning teacher chegamos a 24 artigos revisados por pares. Há necessidade de conhecer mais detalhadamente a produção dos países de língua inglesa, identificando aproximações e distanciamentos em relação a produção brasileira.
Downloads
Referências
BRAUN, Virginia & CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3:2, pages 77-101, 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa>. Acesso em: 12 de abril de 2022.
CAPRA, Fritjof. The web of life. New York: Doubleday, 1996.
CARTER, Kathy; DOYLE, Walter. Preconceptions in Learning to Teach. Educational Forum, v59 n2 p186-95 Win 1995. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=3&id=EJ495836. Acesso em: 01/07/2021.
CHOY, Doris; WONG, Angela F. L.; LIM, Kam Ming; CHONG, Sylvia. Beginning Teachers' Perceptions of Their Pedagogical Knowledge and Skills in Teaching: A Three Year Study. Australian Journal of Teacher Education, v38 n5 Article 5 May 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1014053. Acesso em: 01/07/2021.
COCHRAN-SMITH, Marilyn. Learning to teach against the grain. Harvard Educational Review, 61(3): 279–310, 1991.
COCHRAN-SMITH, Marilyn. Color blindness and basket making are not the answers: Confronting the dilemmas of race, culture, and language diversity in teacher education. American Educational Research Journal, 32(3): 493–522, 1995a.
COCHRAN-SMITH, Marilyn. Uncertain allies: Understanding the boundaries of race and teaching. Harvard Educational Review, 65(4): 541–70, 1995b.
COCHRAN-SMITH, Marilyn. Learning to teach for social justice. In The education of teachers: National Society for the Study of Education Yearbook, ed. G. A. Griffin, 98(1): 114–44. Chicago, IL: NSSE, 1999.
COCHRAN-SMITH, Marilyn. Blind vision: Unlearning racism in teacher education. Harvard Educational Review, 70(2): 157–90, 2000.
COCHRAN-SMITH, Marilyn. A Tale of Two Teachers: Learning to Teach Over Time. Kappa Delta Pi Record, v48 n3 p108-122, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ993445. Acesso em: 01/07/2021.
CRAIG, Cheryl J. Coming to Know in the "Eye of the Storm": A Beginning Teacher's Introduction to Different Versions of Teacher Community. Teaching and Teacher Education: An International Journal of Research and Studies, v29 p25-38 Jan 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1000791. Acesso em: 01/07/2021.
CRUZ, Giseli Barreto da et al.. Pesquisa com professores iniciantes: perspectivas de indução profissional docente no âmbito do GEPED/UFRJ.. In: Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. Anais...Brasília(DF) Universidade de Brasília, 2021. Disponível em: . Acesso em: 12/03/2023.
CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos – SP, v.14, 1-15, e4149114, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149. Acesso em: novembro de 2021.
DORMAN, Elizabeth Hope. "Everything that's Challenging in My School Makes Me a Better Teacher": Negotiating Tensions in Learning to Teach for Equity. Journal of Urban Learning, Teaching, and Research, v8 p83-92, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=2&id=EJ980012. Acesso em: 01/07/2021.
D'SOUZA, Lisa A. Assessing Student Learning through Guided Inquiry: A Case Study of a Beginning Teacher. Journal of Education, v192 n2-3 p79-87 2011-2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1054649. Acesso em: 01/07/2021.
AUTOR. Docência na Educação Superior: um estudo com professores iniciantes em cenário de inclusão. Projeto de Pesquisa aprovado pelo Edital CNPQ Bolsa de produtividade em Pesquisa nº 09/2020. Fortaleza: UECE, 2020, 50p.
FEIMAN-NEMSER, Sharon. From Preparation to Practice: Designing a Continuum To Strengthen and Sustain Teaching. Teachers College Record, v103 n6 p1013-55 Dec 2001. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=9&id=EJ640144. Acesso em: 01/07/2021.
FLORES, Maria Timmons. Navigating Contradictory Communities of Practice in Learning to Teach for Social Justice. Anthropology & Education Quarterly, v38 n4 p380-404 Dec, 2007. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=3&id=EJ778183. Acesso em: 01/07/2021.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 12 mar. 2023.
GODDARD, J. Tim; FOSTER, Rosemary Y.. The experiences of neophyte teachers: a critical constructivist assessment. Teaching and Teacher Education, 17, pp.349-365, 2001.
HASER, Cigdem. Learning to Teach in the National Curriculum Context. European Journal of Teacher Education, v33 n3 p293-307 Aug, 2010. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ892131. Acesso em: 01/07/2021.
HOLLINGSWORTH, Sandra. Prior beliefs and cognitive change in learning to teach. American Educational Research Journal, 26(2), 160-189, 1989.
HOLLINGSWORTH, Sandra. Learning to Teach through Collaborative Conversation: A Feminist Approach. American Educational Research Journal, v29 n2 p373-404 Sum 1992. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=4&id=EJ449457. Acesso em: 01/07/2021.
HUANG, Jing; WANG, Yi; TENG, Feng. Understanding Changes in Teacher Beliefs and Identity Formation: A Case Study of Three Novice Teachers in Hong Kong. Teaching Education, v32 n2 p193-207 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=4&id=EJ1296385. Acesso em: 01/07/2021.
KANG, Yan; CHENG, Xiaotang. Teacher Learning in the Workplace: A Study of the Relationship between a Novice EFL Teacher's Classroom Practices and Cognition Development. Language Teaching Research, v18 n2 p169-186 Apr 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1021107. Acesso em: 01/07/2021.
LIDSTONE, Mary-Lynn; HOLLINGSWORTH, Sandra. A Longitudinal Study of Cognitive Changes in Beginning Teachers: Two Patterns of Learning to Teach. Teacher Education Quarterly, v19 n4 p39-57 Fall 1992. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=5&id=EJ460420. Acesso em: 01/07/2021.
MARCELO GARCIA, Carlos. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 9, p. 51-75, set./dez. 1998.
MCCORMACK, Ann; GORE, Jennifer; THOMAS, Kaye. Early Career Teacher Professional Learning. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v34 n1 p95-113 Mar 2006. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=8&id=EJ729021. Acesso em: 01/07/2021.
MCNALLY, Jim; BLAKE, Allan; REID, Ashley. The Informal Learning of New Teachers in School. Journal of Workplace Learning, v21 n4 p322-333 2009. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ842623. Acesso em: 01/07/2021.
MILLER, Dianne M.; HELLSTEN, Laurie-Ann M. Like Day and Night: On Becoming a Teacher in Two Distinct Professional Cultures in Rural Saskatchewan. Rural Educator, v38 n2 p35-46 Sum 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=4&id=EJ1225146. Acesso em: 01/07/2021.
NOORDHOFF, Karen. The Power of Paradox in Learning to Teach. New Directions for Teaching and Learning, n130 p53-65 Sum, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ969180. Acesso em: 01/07/2021.
NUNES, João Batista Carvalho. Mediação da tecnologia na produção do saber: análise da pesquisa em educação. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima (Org). Educação Ciência e desenvolvimento social. Belém: EDUFPA, 2006. p. 351-379.
OLIVEIRA, Denize Cristina de. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista de enfermagem UERJ, volume 16, número 4, páginas 569-576, out.-dez. 2008. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-512081>. Acesso em: 12 de abril de 2022.
ORTEGA, Irasema; LUFT, Julie A.; WONG, Sissy S. Learning to Teach Inquiry: A Beginning Science Teacher of English Language Learners. School Science and Mathematics, v113 n1 p29-40 Jan, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1008975. Acesso em: 01/07/2021.
PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues. Socialização do professor nos primeiros anos de docência em Educação Física e as implicações no desenvolvimento profissional. 2023. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, 2023.
POSTAREFF, Liisa., & LINDBLOM-YLANNE, Sari. Emotions and confidence within teaching in higher education. Studies in Higher Education, 36, 799–813, 2011.
QUIRK-MARKU, Catharine. Generating an Approach Informed by Cultural-Historical Activity Theory to Research Influences Affecting Early Career Teachers' Professionalism and Retention. Teacher Education Advancement Network Journal, v11 n3 p3-14 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=6&id=EJ1266555. Acesso em: 01/07/2021.
REYNOLDS, Anne. What Is Competent Beginning Teaching? A Review of the Literature. Review of Educational Research, v62 n1 p1-35 Spr 1992. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=9&id=EJ445310. Acesso em: 01/07/2021.
REYNOLDS, Anne. The Knowledge Base for Beginning Teachers: Education Professionals' Expectations versus Research Findings on Learning to Teach. Elementary School Journal, v95 n3 p199-221 Jan 1995. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=5&id=EJ496755. Acesso em: 01/07/2021.
RO, Jina. Learning to Teach in the Era of Test-Based Accountability: A Review of Research. Professional Development in Education, v45 n1 p87-101, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1198425. Acesso em: 01/07/2021.
SADLER, Ian. The Role of Self-Confidence in Learning to Teach in Higher Education. Innovations in Education and Teaching International, v50 n2 p157-166, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1011067. Acesso em: 01/07/2021.
VAN DEN BOS, Paul; BROUWER, Joyce. Learning to Teach in Higher Education: How to Link Theory and Practice. Teaching in Higher Education, v19 n7 p772-786, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1033019. Acesso em: 01/07/2021.
WIDEEN, Marvin; MAYER-SMITH, Jolie; MOON, Barbara. A Critical Analysis of the Research on Learning To Teach: Making the Case for an Ecological Perspective on Inquiry. Review of Educational Research, v68 n2 p130-78 Sum 1998. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=5&id=EJ574599. Acesso em: 01/07/2021.
WILDMAN, Terry M.; NILES, Jerome A., MAGLIARO, Susan G., MCLAUGHLIN, Ruth Anne. Teaching and Learning to Teach: The Two Roles of Beginning Teachers. Elementary School Journal, v89 n4 p471-93 Mar 1989. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Learning+to+teach%22&pr=on&ff1=subBeginning+Teachers&ff2=pubJournal+Articles&pg=5&id=EJ387707. Acesso em: 01/07/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabel Maria Sabino de Farias, Marcel lima Cunha, Marília Duarte Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017