Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p200-218Palavras-chave:
formação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes.Resumo
Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis de ensino. As pesquisas foram desenvolvidas a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas "Nome do Grupo" (SIGLA/CNPq) vinculado à Universidade "Nome da Instituição", Campus XXXX. O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, problemas e perspectivas dos primeiros anos da carreira. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que foram adotados questionários, narrativas escritas, como também a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para "sobreviver" o início de sua atividade profissional.
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Atualizado em 15/07/2017