O Que Podem as Educações Menores em HIV/aids?
caminhos possíveis à educação em ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p391-410Palavras-chave:
Educação em Ciências e Biologia, Educação em Saúde, Escritas Literárias, Cinema e Educação, Corpo e SexualidadeResumo
Este texto é tecido ao modo de um manifesto e, através da cartografia, objetiva-se imbricar em educações menores em HIV/aids, em ressonâncias com a educação em ciências e biologia. São tangenciados três filmes que apresentam como temática central a pandemia de HIV/aids e, a partir deles, desdobram-se três escritas literárias ficcionais atravessadas por educações maiores e menores em HIV/aids. A partir dos filmes e das escritas literárias mobilizam-se pensamentos e problematizações acerca dos caminhos e desafios contemporâneos no que diz respeito à pandemia de HIV/aids, assim como nas ressonâncias transdisciplinares que competem à educação em saúde, e educação em corpo e sexualidade. Ressaltam-se que tanto narrativas fílmicas quanto escritas podem compor as caixas de ferramentas potentes aos educadores em HIV/aids, em saúde, em ciências e biologia que estejam interessados em caminhar pelos caminhos menores, comprometidos com a produção de outras relações com o corpo, a saúde e a vida.
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Atualizado em 15/07/2017