Programa Mais Educação

indução e descontinuidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p145-159

Palavras-chave:

Programa Mais Educação, Indução de Políticas, Descontinuidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de uma ação indutora do governo federal, materializada por meio do Programa Mais Educação (PME), e de sua ausência nas matrículas em tempo integral no ensino fundamental no País. Tendo por referência pesquisa de cunho quanti-qualitativo, empregou-se a pesquisa documental e bibliográfica, bem como dados extraídos do Censo Escolar. Entre os resultados, destaca-se que o PME se constitui como uma ação indutora de políticas de educação em tempo integral e como estratégia para o enfretamento das desigualdades educacionais. Todavia, foi identificado que o repasse de recurso financeiros não considerou as desigualdades presentes nas instâncias subnacionais e, além disso, a ausência de uma articulação, por parte da União, que levasse em conta as especificidades da educação escolar e as singularidades regionais e locais contribuiu para a diminuição das matrículas em tempo integral e para a descontinuidade desta política no país.

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Biografia do Autor

Carlos Antonio Diniz Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professor Adjunto no Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Integra o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e o Grupo de Pesquisa: Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (UNIRIO). Tem como temáticas centrais de investigação: Financiamento da Educação, Políticas de ampliação da jornada escolar, Planejamento Educacional, Estudos Comparados em Educação e Mercosul Educacional

Saraa César Mól, Centro Universitário Celso Lisboa

Doutora em Educação pela UNIRIO (2020) e mestra em Educação pela UFSJ (2015). Integra, desde 2013, o Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI)/UNIRIO. Desde 2017 é professora da Escola de Formação de Professores do Centro Universitário Celso Lisboa/RJ, da qual atualmente é coordenadora pedagógica. É mediadora pedagógica da disciplina Tempo Ampliado e Educação Integral no curso de Pedagogia (EAD) da UNIRIO desde 2017 (CEDERJ). Seus estudos e pesquisas estão voltados para: as políticas educacionais contemporâneas - com enfoque na educação integral e(m) tempo integral; as concepções pedagógicas contemporâneas; a relação entre o brincar e as relações sociais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

DINIZ JUNIOR, C. A.; MÓL, S. C. Programa Mais Educação: indução e descontinuidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 145–159, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p145-159. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15781. Acesso em: 9 out. 2024.