Identidade, diversidade e cultura dos povos indígenas

pesquisa-ação com estudantes do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p75-97

Palavras-chave:

povos Indígenas; pesquisa-ação; ensino fundamental; intervenção pedagógica.

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa-ação cujos objetivos consistiram em analisar as noções que alunos do Ensino Fundamental possuem acerca da identidade, da diversidade e da cultura dos povos indígenas, bem como promover uma intervenção pedagógica sobre o tema. Participaram do estudo 27 alunos do quinto ano, de uma escola da rede particular localizada no interior paulista. Na fase diagnóstica, os estudantes, submetidos a uma entrevista semiestruturada, apresentaram ideias em que os indígenas são reconhecidos somente por aspectos aparentes e caricatos, com argumentos alicerçados em estereótipos. Na fase de ação, foram desenvolvidas com a turma dezenove atividades planejadas, com o intuito de fornecer informações, promover o debate e trocas, que possibilitaram a valorização dos povos originários do nosso País. Os resultados da fase de avaliação demonstraram avanços nas crenças dos participantes que se desprenderam de estigmas e passaram a valorizar a diversidade e a cultura desses povos.

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Biografia do Autor

Ivana Aparecida de Araujo Rocha, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação (UNESP). Docente da Educação Básica. Membro do GEADEC (UNESP). Americana-SP, Brasil

Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação (UNICAMP). Docente da Universidade Estadual Paulista(UNESP), Campus de Marília-SP. Líder GEADEC (UNESP).

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

ROCHA, I. A. de A. .; SARAVALI, E. G. . Identidade, diversidade e cultura dos povos indígenas: pesquisa-ação com estudantes do Ensino Fundamental. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 75–97, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p75-97. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14947. Acesso em: 16 nov. 2024.