Território Mitã Kuera

o cenário multiétnico do ser criança indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p268-287

Palavras-chave:

infância indígena; educação escolar indígena; interculturalidade

Resumo

O território Mitã Kuera, território da criança indígena, foi afetado pelo cenário mundial vivenciado desde o início de 2020, tendo que adaptar-se as mudanças resultantes da pandemia por Covid-19. Nesse contexto, o objetivo central de investigação foi a caracterização do universo das crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na Reserva Indígena de Dourados (RID) durante esse período, elencando as mudanças no modo de viver individual e familiar das crianças indígenas em situação de isolamento social. O desenvolvimento da pesquisa pautou-se em diferentes estratégias que se inserem na abordagem qualitativa, dentre elas, a revisão bibliográfica, a pesquisa etnográfica e a pesquisa de campo (nesse momento restrita a visitas in locu nas escolas indígenas municipais da Reserva Indígena de Dourados). Para o momento, a investigação traz contribuições no sentido de reafirmar que as crianças indígenas experienciam, vivenciam e transmitem suas culturas e também seus saberes entre si e com os adultos que convivem. Ao considerar o atual cenário, as crianças indígenas buscaram adaptar-se às condições de isolamento social, sem perder a essência do brincar e do ser criança. Quanto ao processo de educação escolar, as práticas educativas tradicionais constituem movimentos pedagógicos que vão se desenvolvendo ao longo das fases de crescimento das crianças indígenas e revelam saberes necessários para a formação da cultura e da identidade.

 

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Biografia do Autor

Adrieli Caroline Marques Lopes, Rede Municipal de Educação Básica de Dourados

Professora da Rede Municipal de Educação Básica de Dourados.Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores-GEPRAFE - Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

Cássio Knapp, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre e Doutor em História. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Interculturalidade (PPGET) e do Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena (Teko Arandu)

Andréia Sangalli, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre e Doutora em Agronomia - Produção Vegetal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Interculturalidade (PPGET) e do Curso de Graduação em Educação do Campo (LEDUC).

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

LOPES, A. C. M.; KNAPP, C.; SANGALLI, A. Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 268–287, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p268-287. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14416. Acesso em: 21 nov. 2024.