“É Complicado, Eles São Muito Fechados”
docência e cultura indígena na escola urbana
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p113-126Palavras-chave:
Corpo Docente. Cultura. Cultura IndígenaResumo
O presente artigo descreve as percepções de docentes a respeito da cultura indígena e seu ingresso em uma escola pública urbana amazônica com abordagem para as identidades e diferenças culturais desses povos originários. A pesquisa dialoga com autores/as do campo teórico dos Estudos Culturais e sua articulação com a educação (HALL, 1997; SKLIAR, 2003, CANDAU, 2014, 2012, FLEURI, 2003). A experiência de pesquisa se constituiu a partir do pressuposto da Bricolagem (NEIRA; LIPPI, 2012; KINCHELOE; BERRY, 2007), articulando entrevistas semiestruturadas, grupos de discussão on-line através de ferramentas digitais, além de análise documental. Após a realização das diferentes estratégias para produção de dados, evidencia-se a partir das narrativas e discursos que os/as professores/as, representam a cultura e identidade dos povos indígenas numa visão construída historicamente por meio do discurso colonial eurocêntrico que busca sua invisibilidade e/ou marginalização na sociedade.
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Atualizado em 15/07/2017