O observatóriode educaçãode Jovens e adultos e a educação popular no territóriodo sisal –Bahia
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p183-197Palavras-chave:
Território do Sisal. Educação popular. Observatório de Educação de Jovens e Adultos. Desenvolvimento local.Resumo
Este artigo analisa a participação do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA-TIS/UNEB/CAPES) na construção de uma rede que visa consolidar ações na Educação de Jovens e Adultos, desde a perspectiva dos debates atuais sobre educação popular, movimentos sociais e desenvolvimento local. O Território de Identidade do Sisal fica situado na região Nordeste do estado da Bahia, atravessou períodos distintos em sua história, mas a chegada da cultura do sisal, a manutenção das grandes propriedades e a falta de investimentos públicos na educação transformaram a realidade desse território, gerando o sucateamento do sistema escolar, demonstrado pelos índices elevados de pessoas não alfabetizadas. Em uma perspectiva analítica, utilizando-se do pensamento de autores como Freire e Nogueira (2005), Brandão (1998), Werthein (1985), Beisiegel (1989), entre outros, com base em pesquisas quanti-qualitativas, observamos que variadas formas associativas alternativas de produção e ocupação da terra estão surgindo no Território de Identidade do Sisal e apresentando novos desafios. A rede de educação popular realizada pelos diferentes movimentos sociais imprime uma possibilidade de mudança na falta de uma política mais incisiva de investimentos educacionais, para que haja uma transformação social mais justa no território.
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Atualizado em 15/07/2017