Educación popular y formación para el empleo

el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores

Autores

  • Rosario Caraballo-Román Universidad de Sevilla
  • José González-Monteagudo Universidad de Sevilla
  • Rafael M. Hernández-Carrera Universidad Internacional de La Rioja,

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131

Palavras-chave:

Educação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis.

Resumo

Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para
a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral.

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Biografia do Autor

Rosario Caraballo-Román, Universidad de Sevilla

Doctora en Pedagogía

José González-Monteagudo, Universidad de Sevilla

Profesor, Universidad de Sevilla, España.

Rafael M. Hernández-Carrera, Universidad Internacional de La Rioja,

Profesor

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

CARABALLO-ROMÁN, R.; GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, J.; HERNÁNDEZ-CARRERA, R. M. Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 121–131, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319. Acesso em: 26 dez. 2024.