Experiências docentes

memórias e histórias formativas em cinco peles existenciais

Autores

  • Liége Maria Queiroz Sitja UNEB
  • Márcia Gerailde Almeida Macêdo de Oliveira UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p290-308

Palavras-chave:

Memórias; Experiências; Formação docente; Fenomenologia hermenêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liége Maria Queiroz Sitja, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB).

Márcia Gerailde Almeida Macêdo de Oliveira, UNEB

Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica das redes estadual e municipal de Feira de Santana, Bahia. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB).

Referências

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010. p.36-49.
BRETON, D. Le. Antropologia dos sentidos.Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves.Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HEIDEGGER, M. Ser e verdade: a questão fundamental da filosofia; da essência da verdade.Tradução: Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis, RJ:
Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2007.
HUSSERL, E. A ideia da Fenomenologia. Tradução Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1990.
KAMBEBA, M. Saberes da floresta. 1. ed. São Paulo: Jandaíra, 2020.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.
LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação. Estudos foucaultianos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,
1994. p. 35-86.
LEVINÁS, E. Entre nós. Ensaios sobre a alteridade. Tradução de Pergentino Pivatto et al (coord.). 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
OLIVEIRA, M. G. Mestras inesquecíveis: memória das experiências vivenciadas nos processos formativos. 2020. Xxx f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc), Universidade do estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2020.
RANCIÉRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: EXO experimental: Editora 34, 2005.
RESTANY, P. O poder da arte de Hundertwasser: o pintor-rei das cinco peles. Colônia, Alemanha: Taschen, 2003.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas, SP: Unicamp, 2007.
RICOEUR, P. Teoria da interpretação. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1996.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa (tomo I). São Paulo: Papirus, 1994.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Campinas, SP: Papirus, 1997.
SITJA, L.; REIS, L. Pedagogias dos des-caminhos: educação, humanismos maneiras de dizer. In: ORNELLAS, M.; SITJA, L. Entre-linhas: educação,
psicanálise e fala. Salvador: Edufba, 2019. p. 81-101.
VAN MANEN, M. El tacto en la enseñanza. El significado de la sensibilidad pedagógica. Barcelona: Paidós Educador, 2010.

Publicado

2021-09-30

Como Citar

QUEIROZ SITJA, L. M.; ALMEIDA MACÊDO DE OLIVEIRA, M. G. . Experiências docentes: memórias e histórias formativas em cinco peles existenciais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 290–308, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p290-308. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12901. Acesso em: 19 nov. 2024.