Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas

Autores

  • Luciane Hilu Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p179-193

Palavras-chave:

Paradigmas. Licenciatura em música. TICs.

Resumo

Este artigo busca discutir alternativas pedagógicas e tecnológicas que possam diminuir as disparidades de conhecimentos dos ingressantes dos cursos superiores, advindas do ingresso de grandes turmas por questões de sustentabilidade financeira das Instituições de Ensino Superior (IES), de forma sustentável economicamente e com qualidade, dentro de um paradigma atual voltado à complexidade. Este questionamento advém da situação atual das IES, que passam por questionamentos epistemológicos, metodológicos, tecnológicos, mas também de vertente da sustentabilidade. Inicia com a discussão sobre a educação na contemporaneidade, tratando dos paradigmas educacionais atuais e de sua íntima ligação com as tecnologias; passa pela análise dos aspectos de sustentabilidade; relata o estudo de caso do curso de Licenciatura em Música de uma IES de grande porte do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), analisando o perfil do ingressante; e, por fim, propõe a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) neste âmbito, conceituandoas como alternativa para solução das problemáticas apontadas. Conclui-se que o uso das TICs no ensino superior faz-se cada vez mais imprescindível, tanto como um meio de se efetivar a aquisição do conhecimento dentro da universidade, quanto um elemento que deve fazer parte do aprendizado de um futuro profissional quando do exercício de sua profissão.

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Publicado

2015-12-20

Como Citar

HILU, L. . Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 179–193, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p179-193. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12690. Acesso em: 22 dez. 2024.