PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL

Autores

  • Rosemary dos Santos Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Edméa Oliveira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p69-82

Palavras-chave:

Cibercultura. Cotidianos. Multirreferencialidade. Formação de professores.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa A tessitura do conhecimento via Mídias Digitais e Redes Sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial, realizada em 2011, que investigou como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos), com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Certeau, Alves), os estudos da cibercultura (Lévy, Lemos, Santaella, Santos) e da educação online (Santos, Silva). O trabalho desenvolveu-se a partir de uma experiência de pesquisa-formação com os professores-cursistas da disciplina Informática na Educação do Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática (Edai) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). A metodologia foi baseada em conversas presenciais na sala de aula, online no ambiente Moodle via WebQuest interativa e em imersão nas mídias e redes sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Chegamos aos seguintes resultados: a) o digital em rede potencializa e faz emergir outros “espaçostempos” de aprendizagem e formação, proporcionando “fazeressaberesfazeres” autorais e colaborativos; b) as redes educativas são tecidas “dentrofora” do ciberespaço, das escolas e de outros espaços multirreferenciais; c) é preciso articular propostas de formação na escola, na universidade e no ciberespaço.

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Biografia do Autor

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias. Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Educação [ProPEd] da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rua São Francisco Xavier, 524 Grupo 12.037-F – Rio de Janeiro (RJ)

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Educação [ProPEd] da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

DOS SANTOS, R.; OLIVEIRA DOS SANTOS, E. . PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 69–82, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p69-82. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12094. Acesso em: 22 dez. 2024.