PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL

Autores

  • Rosemary dos Santos Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Edméa Oliveira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p69-82

Palavras-chave:

Cibercultura. Cotidianos. Multirreferencialidade. Formação de professores.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa A tessitura do conhecimento via Mídias Digitais e Redes Sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial, realizada em 2011, que investigou como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos), com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Certeau, Alves), os estudos da cibercultura (Lévy, Lemos, Santaella, Santos) e da educação online (Santos, Silva). O trabalho desenvolveu-se a partir de uma experiência de pesquisa-formação com os professores-cursistas da disciplina Informática na Educação do Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática (Edai) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). A metodologia foi baseada em conversas presenciais na sala de aula, online no ambiente Moodle via WebQuest interativa e em imersão nas mídias e redes sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Chegamos aos seguintes resultados: a) o digital em rede potencializa e faz emergir outros “espaçostempos” de aprendizagem e formação, proporcionando “fazeressaberesfazeres” autorais e colaborativos; b) as redes educativas são tecidas “dentrofora” do ciberespaço, das escolas e de outros espaços multirreferenciais; c) é preciso articular propostas de formação na escola, na universidade e no ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias. Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Educação [ProPEd] da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rua São Francisco Xavier, 524 Grupo 12.037-F – Rio de Janeiro (RJ)

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Educação [ProPEd] da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

AGUIARI, Vinicius, Egípcio batiza filha com nome de Facebook. Exame.com, fev. 2011. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/egipcio-batiza-filha-com-nome-de-facebook>. Acesso em: mar. 2011.
ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação.Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1195-1212, 2010.
______. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3. ed. Petrópolis, RJ: DP & A, 2008. p. 15-38.
ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. G. (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998. p. 8-58.
ARDOINO, J.; LOURAU, R. As pedagogias institucionais. São Carlos: RiMa, 2003.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília, DF: Líber Livro, 2002.
BENSCHOP, Albert. Egypt: revolting with and without internet. Sociosite.org, 29 de junho de 2011. Disponível em: <http://www.sociosite.org/egypt.php>. Acesso em: 30 jun. 2011.
BRUNO, Fernanda. Entrevista Anonimato na Internet. Blog Dispositivos de Visibilidade e Subjetividade Contemporânea. 18 de junho de 2010. Disponível em: <http://dispositivodevisibilidade.blogspot.com.br/search?updatedmin=2010-01-01T00:00:00-03:00&updated-max=2011-01-01T00:00:00-03:00&max-results=33>. Acesso em: 29 jun. 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
ESTEBAN, M. T; ZACCUR, E. A pesquisa como eixo de formação docente. In: ______ (Org.). Professora- -pesquisadora uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 7-54.
HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. (v. 1.0). Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
INTERNAUTAS tiveram papel importante na cobertura do temporal no Rio. Globo News. Entre Aspas, abr. 2010. Disponível em: <http://globonews.globo.com/platb/entreaspas/2010/04/08/internatas-e-videos-colaborativos>. Acesso em: 08 ago. 2010.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LEMOS, A. Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
______. Cibercidades. 2002. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/cibercidade.html>. Acesso em: 3 jan. 2010.
______. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2004.
LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
______. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000.
NOVAS manifestações na Tunísia pedem fim do governo de transição. RFI, Paris, jan. 2011. Disponível em: <http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20110122-novas-manifestacoes-na-tunisia-pedem-fim-do-governo-de-transicao>. Acesso em: 20 fev. 2011.
NOTEBOOKS por aí - Internet Explorer. Youtube, mar. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kMkjkli8zo4>. Acesso em: 29 mar. 2011.
PRETTO, N.; PINTO, C. C. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTOS, E. O. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Salvador, 2005. 351 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), Salvador, 2005.
______. Saberes da docência online: dialogando com a epistemologia da prática e com os saberes dos professores-tutores da UERJ-CEDERJ. Relatório CNPQ, 2009.
______. Cibercultura: o que muda na educação. Entrevista ao programa Salto para o Futuro. TV Escola, 11 jan. de 2011. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/salto/interview;jsessionid=917073ECCBE3A5DE0CDC 62FBA62D1BEE?idInterview=8460>. Acesso em: 06 jun. 2011.
______. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIM, Antônio (Org.). Educação online: cenários, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010. p. 29-48.

Publicado

2015-12-04

Como Citar

DOS SANTOS, R.; OLIVEIRA DOS SANTOS, E. . PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 69–82, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p69-82. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12094. Acesso em: 21 nov. 2024.