Cultura digital e ensino de literatura

potências e ponderações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p261-280

Palavras-chave:

Cultura digital, Ensino de literatura, Netnografia

Resumo

Neste trabalho objetivamos refletir criticamente sobre as interseções entre cultura digital o ensino de literatura. Por meio da netnografia e da revisão bibliográfica, apresentamos algumas possibilidades para o trabalho em torno dos textos literários. Essas possibilidades são cotejadas com a análise de enunciados presentes na Netflix, YouTube e Twitter. Esse movimento resulta em ponderações necessárias ao exercício da docência, que são discutidas nesta investigação a partir do conceito de reificação.  

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Biografia do Autor

Nataniel Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutorando em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa na Universidade do Minho - Braga/Portugal, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA.  Mestre em Cultura e Sociedade com área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Atenas Maranhense (2008) e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Professor do Instituto Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e vice-líder do grupo de pesquisa Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais.

Elizabeth Corrêa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra em Cultura e Sociedade e licenciada em Letras Vernáculas com Espanhol pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) - UFMA.

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Publicado

2022-02-15

Como Citar

MENDES, N.; SILVA, E. C. da. Cultura digital e ensino de literatura: potências e ponderações. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 261–280, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p261-280. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11599. Acesso em: 26 dez. 2024.