Educação do campo e formação de educadoras(es)

experiências nas Ciências Humanas e Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p160-177

Palavras-chave:

Alternância. Educação do Campo. Ciências humanas e sociais. Formação de educadoras.

Resumo

O texto analisa experiências produzidas entre os saberes das Ciências Humanas e Sociais com duas turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo, buscando refletir sobre os processos formativos docentes-discentes. O corpus documental, composto pelo projeto pedagógico de curso, registros e narrativas dos estudantes, é interrogado visando problematizar os desafios de um diálogo da História com diferentes saberes das Ciências Humanas e Sociais. As interlocuções teóricas são produzidas com autores âncoras do Movimento Nacional da Educação do Campo. Os resultados apontam que o trabalho, inicialmente proposto a partir da História em diálogo com saberes das Ciências Humanas e Sociais, favorece o movimento de busca pela formação por área, permitindo a compreensão da totalidade das questões históricas, políticas, culturais e sociais, de modo a produzir epistemologias que amalgamam os sujeitos, suas realidades e os diferentes saberes.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

GUIMARÃES, A. da S.; LUIZ, M. L. .; GERKE, J. . Educação do campo e formação de educadoras(es) : experiências nas Ciências Humanas e Sociais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 160–177, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p160-177. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11411. Acesso em: 5 nov. 2024.