A educação como “água paralítica"

“novos” rumos das políticas públicas em educação

Autores

  • Caio Corrêa Derossi
  • Joana D’Arc Germano Hollerbach
  • Cecília Carmanini de Mello

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p316-328

Palavras-chave:

Educação. Políticas públicas. Ensino médio. Lei nº 13.415/2017.

Resumo

Este artigo analisa a Lei nº 13.415/2017 e suas relações com as políticas públicas sugeridas pelo BID. Foi utilizado como método a pesquisa documental e como fonte a Lei da Reforma do Ensino Médio e o documento do BID Análisis del apoyo del BID a la Educación Secundaria. Conclui-se que há crescente implementação de ações de cunho neoliberal, impactando a educação, com o entendimento de um ensino formativo para o trabalho precário. As considerações finais apontam também para a gravidade da prática de tais políticas para a formação dos futuros docentes e dos estudantes filhos das classes trabalhadoras.

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Publicado

2021-03-28

Como Citar

DEROSSI, C. C. .; HOLLERBACH, J. D. G. .; MELLO, C. C. de . A educação como “água paralítica": “novos” rumos das políticas públicas em educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 316–328, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p316-328. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11305. Acesso em: 29 mar. 2024.