Boletim do professor
ideal pedagógico em discursos femininos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p95-109Palavras-chave:
Palavras Chaves: Boletim do Professor; História da Educação; professores primários rurais.Resumo
Neste trabalho analisamos textos de professoras primárias, contidos no “Boletim do Professor”, um tipo de imprensa pedagógica direcionada aos professores rurais do estado do Paraná. Esse Boletim circulou como meio de difusão de práticas pedagógicas segundo pensamento educacional, no ano de 1946. Escrito por professores é importante fonte de pesquisa sobre o que se pretendia fazer chegar ao professorado em termos pedagógicos. Uma espécie de centro difusor de informações sobre modos de, nas lavras de Catani (1996), construir e divulgar discurso legitimo, utilizando-se de um conjunto de prescrições e orientações, modos ideais de realizar o trabalho docente. O enfoque de análise recai em discursos (FOUCAULT, 1995) femininos que contém prescrições sobre o como ensinar segundo preceitos da escola nova.
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Atualizado em 15/07/2017