Boletim do professor

ideal pedagógico em discursos femininos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p95-109

Palavras-chave:

Palavras Chaves: Boletim do Professor; História da Educação; professores primários rurais.

Resumo

Neste trabalho analisamos textos de professoras primárias, contidos no “Boletim do Professor”, um tipo de imprensa pedagógica direcionada aos professores rurais do estado do Paraná. Esse Boletim circulou como meio de difusão de práticas pedagógicas segundo pensamento educacional, no ano de 1946. Escrito por professores é importante fonte de pesquisa sobre o que se pretendia fazer chegar ao professorado em termos pedagógicos. Uma espécie de centro difusor de informações sobre modos de, nas lavras de Catani (1996), construir e divulgar discurso legitimo, utilizando-se de um conjunto de prescrições e orientações, modos ideais de realizar o trabalho docente. O enfoque de análise recai em discursos (FOUCAULT, 1995) femininos que contém prescrições sobre o como ensinar segundo preceitos da escola nova.

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Biografia do Autor

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, PUCPR

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação, mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

TEIXEIRA CORRÊA, R. L. Boletim do professor: ideal pedagógico em discursos femininos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 95–109, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p95-109. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11245. Acesso em: 16 jun. 2024.