Em benefício da formação da juventude feminina

práticas na Escola Normal Estadual de Campina Grande (1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p65-79,

Palavras-chave:

Escola Normal; Práticas Educativas; Formação Feminina.

Resumo

Este artigo objetiva dar visibilidade às principais práticas educativas implementadas na Escola Normal Estadual de Campina Grande (ENECG). Desenvolvemos algumas considerações acerca do processo de feminização do magistério, na Paraíba, e em outros estados brasileiros. Apresentamos referências documentais para discutir sobre a abertura e consolidação da ENECG como um espaço notadamente institucionalizado para mulheres. E evidenciamos algumas imagens que expõem o modo como as docentes em formação deveriam se vestir e se apresentar seguindo os preceitos educacionais vigentes no final do século XIX e início do século XX. Com base na investigação empreendida nas imagens selecionadas, bem como trechos específicos do jornal O Diário da Borborema, articulados a uma bibliografia específica e complementar da temática em questão, verificamos que as estudantes da ENECG estavam inseridas em um contexto de regulação, controle e hierarquização dos corpos (FOUCAULT, 2014). Tais aspectos podem ser percebidos em práticas comportamentais impostas a essas estudantes, quando de sua participação em missas e solenidades, além do uso de fardamentos padronizados.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

DE SOUSA, P. T.; NUNES TRISTÃO, I. N. .; SENA, F. . Em benefício da formação da juventude feminina: práticas na Escola Normal Estadual de Campina Grande (1970). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 65–79, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p65-79,. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10876. Acesso em: 15 nov. 2024.