A (in)corporeidade do professor em tempos de pandemia e educação à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p102-116

Palavras-chave:

Educação à distância emergencial, Psicanálise, Corpo, Presença, Temporalidade

Resumo

O artigo percorre alguns elementos tradicionais e ordinários do trabalho docente em sala de aula, no ensino presencial, para pensar os efeitos da educação remota, proposta em tempos de pandemia pelo coronavírus (SARS-CoV-2), em que escolas no mundo todo foram fechadas devido às medidas sanitárias de distanciamento físico, como forma de não interromper o ano letivo. Objetiva-se analisar, à luz da interlocução entre Educação e Psicanálise, os limites e impasses provocados pela educação à distância emergencial, a partir da discussão de algumas nuances referentes ao corpo, à presença e à temporalidade, os quais dão sustentação ao trabalho docente. Alguns desdobramentos a respeito da erotização da educação, da função da escola, da tradição e da transmissão são apresentados e iluminam tempos tão extraordinários.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

SILVA, K. C. .; ALCANTARA, K. C. . A (in)corporeidade do professor em tempos de pandemia e educação à distância. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 102–116, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p102-116. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10526. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático