Psicanálise, literatura e educação:

uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico

Autores

  • Andréa Fernandes Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Claudia Maria Saldanha Universidade Federal da Bahia (UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p67-83

Palavras-chave:

Psicanálise, Literatura, Educação, Sintoma disortográfico

Resumo

O artigo parte da premissa de que a contínua interlocução entre a psicanálise e a literatura teria contribuído para a despatologização do conceito de sintoma na teoria psicanalítica. Os questionamentos examinados no texto são: Em que medida esse intercâmbio entre a literatura e a psicanálise pode ter ressonâncias nas pesquisas com fundamentação da psicanálise e que se relacionam com outros campos de saber, como, por exemplo, a educação? Um percurso pela interlocução entre os dois campos poderia fornecer subsídios para uma despatologização do sintoma em tempos de crescente ampliação e utilização de diagnóstico na educação, em especial em torno dos transtornos de aprendizagem tais como o sintoma disortográfico? Através de um recorte clínico, examina e defende algumas contribuições da teoria da clínica psicanalítica que podem auxiliar no manejo dos impasses com o saber durante a alfabetização que circunscreve, também, o momento lógico de efetuação da estrutura psíquica da criança.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

FERNANDES, A.; SALDANHA, C. M. . Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 67–83, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p67-83. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10497. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático