O ENADE ENQUANTO POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Enade, Política de Avaliação, Educação Superior.Resumo
Este trabalho aborda a efetivação do Sinaes. Analisou-se o Enade e as alterações metodológicas realizadas desde sua implantação com a finalidade de averiguar as suas contribuições no processo de aferição da qualidade da educação superior e quanto política de avaliação. Para tanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, discutiu-se o desenvolvimento de políticas que avaliam e aprimoram os cursos de graduação de todo país. Verificou-se que, ao combinar os resultados do exame com os indicadores de qualidade é possível avaliar a qualidade dos cursos de graduação em larga escala, o que favorece a promoção de ações que fomentam melhorias na forma como se reflete e se faz a gestão da educação superior no Brasil.Este trabalho aborda a efetivação do Sinaes. Analisou-se o Enade e as alterações metodológicas realizadas desde sua implantação com a finalidade de averiguar as suas contribuições no processo de aferição da qualidade da educação superior e quanto política de avaliação. Para tanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, discutiu-se o desenvolvimento de políticas que avaliam e aprimoram os cursos de graduação de todo país. Verificou-se que, ao combinar os resultados do exame com os indicadores de qualidade é possível avaliar a qualidade dos cursos de graduação em larga escala, o que favorece a promoção de ações que fomentam melhorias na forma como se reflete e se faz a gestão da educação superior no Brasil.Downloads
Referências
AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior: 2009: Resumo técnico. Brasília, 2011.
________. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília - DF, 15 de abril de 2004, n. 72, Seção 1, p. 3-4.
FIGUEIREDO, A. M; SOUZA, S. R. G. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação cientifica à apresentação do texto final. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do Enade 2011 por Instituição de Ensino Superior. Brasília - DF, 2011. Disponível em: <http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/>. Acesso em: 01 jun. 2019.
MARTINS, M. A. R.; ALONSO, D. de F. O ENADE e a gestão de cursos superiores de tecnologia em instituições de educação superior do setor privado: implicações para o currículo. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 4, n. 7, p. 184- 200, jan./jul. 2012.
SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília: INEP, 2009.
TUMOLO, L. M. S. O ENADE como processo de auto avaliação dos cursos de graduação e a instituição. [2010]. Disponível em:<http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Cadernos.../article/.../550>. Acesso em: 01 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.