PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual
Palavras-chave:
Padlet, Hipertextualidade, Organização de conteúdo online.Resumo
Este artigo aborda o Padlet, ferramenta que permite a criação/organização de conteúdo online por meio de murais dinâmicos e criativos a partir da hiperligação de textos, imagens, vídeos, áudios e links. O objetivo deste estudo é apresentar (algumas) potencialidades do Padlet enquanto novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, uma vez que explora o conceito, as características e as contribuições do hipertexto no processo de aprendizagem, e a pesquisa descritiva, visto que o artigo se propõe em analisar a ferramenta Padlet, descrevendo suas funcionalidades na educação. Enquanto novo modelo de organização de conteúdo hipertextual, o Padlet apresenta características particulares que podem atuar de forma significativa no processo de aprendizagem e manter uma relação associativa com o perfil de uma geração de alunos que são conectados. Percebeu-se que a construção dos murais dinâmicos e criativos, produzidos a partir das hiperligações, desenvolve cinco habilidades e competências educacionais do Século XXI: a conexão, a curiosidade, colaboração, comunicação e multimidialidade.
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