PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual

Autores

Palavras-chave:

Padlet, Hipertextualidade, Organização de conteúdo online.

Resumo

Este artigo aborda o Padlet, ferramenta que permite a criação/organização de conteúdo online por meio de murais dinâmicos e criativos a partir da hiperligação de textos, imagens, vídeos, áudios e links. O objetivo deste estudo é apresentar (algumas) potencialidades do Padlet enquanto novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, uma vez que explora o conceito, as características e as contribuições do hipertexto no processo de aprendizagem, e a pesquisa descritiva, visto que o artigo se propõe em analisar a ferramenta Padlet, descrevendo suas funcionalidades na educação. Enquanto novo modelo de organização de conteúdo hipertextual, o Padlet apresenta características particulares que podem atuar de forma significativa no processo de aprendizagem e manter uma relação associativa com o perfil de uma geração de alunos que são conectados. Percebeu-se que a construção dos murais dinâmicos e criativos, produzidos a partir das hiperligações, desenvolve cinco habilidades e competências educacionais do Século XXI: a conexão, a curiosidade, colaboração, comunicação e multimidialidade.

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Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Secretário da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertexto e Hipertextualidade, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista, Aplicativos Móveis e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670 E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

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Publicado

2020-07-17

Como Citar

MONTEIRO, J. C. da S. PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–11, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9077. Acesso em: 21 dez. 2024.