NKARINGANAS E ENCONTROS DO DIVERSO: ABRINDO CAMINHOS PELA PALAVRA

Autores

  • Dulcídio Cossa (Nyimpini Khosa)
  • Lia Krucken

Palavras-chave:

Ancestralidade, Arte afro-referenciada, Textualidade, Diálogos inter-culturais, Processos artísticos contemporâneos

Resumo

A partir da experiência das “nkaringanas” (histórias à volta da fogueira), apresentaremos uma reflexão em torno da escrita que nasce não como narrativa, mas sim como textualidade: sem seguir uma ordem previsível, contando várias histórias, se escrevendo a partir de memórias, objetos, fragmentos, imagens visuais e literárias. O objetivo do artigo é discutir a noção de textualidades afro-brasileiras. Pensaremos em textualidades como “encontros inesperados do diverso” (Llansol), que operam transformações no discurso e que possibilitam diálogos inter-culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, Maria Inês de. Em: Cabral, C. A.; Rocha, J. Desocidentar-se: aberturas e caminhos para o outro - entrevista com Maria Inês de Almeida. Revista Em Tese, Belo Horizonte, v. 19 n. 3, set.-dez., 2013.

Castello Branco, Lucia. Para que o romance não morra, a restante vida. Carta aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal da Bahia, 2019.

Castiano, José. Referências da filosofia Africana: em busca da intersubjectivação. Maputo: Sociedade Editorial Ndjira, Lda, 2010.

Chaua, Roberto. Diálogos em volta da fogueira: histórias, conhecimentos e educação em Moçambique. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação (Junho/2015).

Cossa, Dulcídio M. Albuquerque. Paulina Chiziane, A (Cura)ndeira – Mãe-de-Santo: uma abordagem afrocentrada do ser mulher e homem negro africano. Texto não publicado. Rio de Janeiro, 2017.

Couto, Mia. Entrevista. In: Secco, Carmen Lúcia Tindó. Afeto & poesia: ensaios e entrevistas: Angola e Moçambique. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2014.

Krucken, Lia. Corpo e palavra em movência. In: Bemfica, Aline; Krucken, Lia; Poli, Cristina. Exílio e migração: poéticas e refúgios singulares. Belo Horizonte: Cas’a’screver, 2020a (no prelo).

Krucken, L. Movência. In: Krucken, L.; Linke, I. Verbetes em movência. Salvador: Duna: Tiragem, 2020 b(no prelo).

Krucken, L.; Cabrera, J. Diáspora piramidal: processos de criação artística do corpo em exílio. In: Poéticas da Criação: Arte em Tempos de Crise – Seminário Iberoamericano sobre o Processo de Criação nas Artes. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2018.

Krucken, L. Das coisas que você pode ler com o corpo. In: Cavalcante Jr., Francisco. Leveza e escrita experimental. Fortaleza: Coletivo Insopitáveis, 2019.

Llansol, Maria Gabriela. Lisboaleipzig. O encontro inesperado do diverso. O ensaio de música. Lisboa: Assírio e Alvim, 2014.

_______ Onde vais, Drama-Poesia? Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

_______ Parasceve: puzzles e ironia. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.

_______ Um Falcão no Punho. Lisboa: Rolim, 1985.

Rocha Neto, João Alves. A escrita dos dias: a ética da paisagem em Maria Gabriela Llansol. Tese de doutoramento apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da UFMG. Belo Horizonte, 2015.

Publicado

2020-07-03

Como Citar

(NYIMPINI KHOSA), D. C.; KRUCKEN, L. NKARINGANAS E ENCONTROS DO DIVERSO: ABRINDO CAMINHOS PELA PALAVRA. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8933. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais