IMPACTOS DA COVID-19 NA GRADUAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavras-chave: Acessibilidade, Deficiência Visual, Ensino Remoto, Ensino Superior, Pandemia da COVID-19.

Resumo

O presente estudo discute as modificações do contexto educacional do ensino superior decorrentes da pandemia da COVID-19, que requer o distanciamento social como medida preventiva e que altera o calendário acadêmico. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em analisar como ocorre a assistência aos discentes com deficiência visual, visto que necessitam de estratégias de acessibilidade, disponibilizadas pelas universidades, principalmente diante do evento pandêmico e das novas configurações de educação, que são mediadas por tecnologias digitais. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica de publicações científicas e documentos que fornecem um referencial teórico para essa discussão. A partir disso, foi possível identificar que a modalidade não-presencial precisa se adequar às necessidades de cada indivíduo e providenciar os recursos indispensáveis para a inclusão nesse âmbito.


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Biografia do Autor

Laís Leite, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis; e-mail: lais.depaula.leite@hotmail.com


Maria Cecíllia Resende Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis; e-mail: cecilliaresende97@gmail.com

 

Thayná Millene Silva Simões, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis; e-mail: thayna.millene@gmail.com

 

Ana Cláudia Soares Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis; e-mail:klaudia.gbi@hotmail.com

 

Márcio Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Mestre em Educação/UNISAL/SP e professor universitário na UEMG; e-mail: marcio.marcio@uemg.br

 

Referências

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Publicado
2020-07-10
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