IMPACTOS DA COVID-19 NA GRADUAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Deficiência Visual, Ensino Remoto, Ensino Superior, Pandemia da COVID-19.

Resumo

O presente estudo discute as modificações do contexto educacional do ensino superior decorrentes da pandemia da COVID-19, que requer o distanciamento social como medida preventiva e que altera o calendário acadêmico. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em analisar como ocorre a assistência aos discentes com deficiência visual, visto que necessitam de estratégias de acessibilidade, disponibilizadas pelas universidades, principalmente diante do evento pandêmico e das novas configurações de educação, que são mediadas por tecnologias digitais. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica de publicações científicas e documentos que fornecem um referencial teórico para essa discussão. A partir disso, foi possível identificar que a modalidade não-presencial precisa se adequar às necessidades de cada indivíduo e providenciar os recursos indispensáveis para a inclusão nesse âmbito.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Leite, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis; e-mail: lais.depaula.leite@hotmail.com


Maria Cecíllia Resende Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis; e-mail: cecilliaresende97@gmail.com

 

Thayná Millene Silva Simões, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis; e-mail: thayna.millene@gmail.com

 

Ana Cláudia Soares Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis; e-mail:klaudia.gbi@hotmail.com

 

Márcio Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG

Mestre em Educação/UNISAL/SP e professor universitário na UEMG; e-mail: marcio.marcio@uemg.br

 

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista EmRede, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em: 02 jun. 2020.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, jan./dez 2020. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480>

Acesso em: 02 jun. 2020.

BRASIL. Decreto No 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm>. Acesso em: 08 jun. 2020.

BRASIL. Decreto No 9.057, de 25 de Maio de 2017. Regulamenta o Art. 80 da Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm>. Acesso em: 03 jun. 2020.

BRASIL. Lei No13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 08 jun. 2020.

BRASIL. Lei No13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília, 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm>. Acesso em: 02 jun. 2020.

BRASIL. Portaria No544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, 2020. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=17/06/2020&jornal=515&pagina=62>. Acesso em: 18 jun. 2020.

BRASIL; MEC/INEP. Censo de Educação superior 2018. Brasília, 2018. Disponível em:http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior>. Acesso em: 08 jun. 2020.

BRASIL; MMFDH. Pessoas com Deficiência e com Doenças Raras e o COVID-19. [S. l.], 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/marco/ministerio-divulga-orientacoes-para-pessoas-com-deficiencia-contra-o-novo-coronavirus-covid-19>. Acesso em: 03 jun. 2020.

BRASIL; MS; SVS. Infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV). Boletim Epidemiológico 02. Brasília, fev. 2020. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/boletins-epidemiologicos>. Acesso em: 08 jun. 2020.

BURCI, Taissa Vieira Lozano. O processo da inclusão de pessoas com deficiência visual na educação superior a distância no Brasil. Orientador: Maria Luisa Furlan Costa. 2016. 136 f. Dissertação (Mestre em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/32212/751375137539/>. Acesso em: 5 jun. 2020.

ENAP. eMAG Desenvolvedor: Módulo 2 WEB acessível. Brasília, 2016. Disponível em:https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2710/3/Modulo_2_Web_Acessivel_desenvolvedor.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2020.

ESTADO DE MINAS. O que significa pandemia, a nova definição do coronavírus. In: Estado de Minas Internacional. Minas Gerais, 11 mar. 2020. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/03/11/interna_internacional,1127923/o-que-significa-pandemia-a-nova-definicao-do-coronavirus.shtml>. Acesso em: 5 jun. 2020.

FIOCRUZ. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: Recomendações gerais. Brasília, 2020. Disponível em: https:/www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/Sa%C3%BAde-Mental-e-Aten%C3%A7%C3%A3o-Psicossocial-na-Pandemia-Covid-19-recomenda%C3%A7%C3%B5es-gerais.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2020.

IASC. Guia Preliminar: Como lidar com os aspectos psicossociais e de saúde mental referentes ao surto de COVID-19. Versão 1.5. Tradução técnica para versão em português: Dr. Márcio Gagliato. [S. l.], Mar. 2020. Disponível em: https:/interagencystandingcommittee.org/system/files/2020-03/IASC%20Interim%20Briefing%20Note%20on%20COVID-19%20Outbreak%20Readiness%20and%20Response%20Operations%20-%20MHPSS%20%28Portuguese%29.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2020.

JUNIOR, Verissimo Barros dos Santos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583/pdf>. Acesso em: 02 jun. 2020.

OPAS/OMS. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). In: OPAS Brasil. [S. l.], 4 jun. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875>. Acesso em: 5 jun. 2020.

QUEIROZ, Aristides Costa de. Tecnologias assistivas na educação a distância. Revista EmRede, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 349-359, 2019. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/445>. Acesso em: 03 jun. 2020.

SEMESP, Instituto. Estudo Efeitos da Pandemia na Educação Superior Brasileira. [S. l.], 2020. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/pesquisas/estudo-efeitos-da-pandemia-na-educacao-superior-brasileira/#:~:text=O%20Estudo%20Efeitos%20da%20Pandemia,ensino%20superior%20privado%20no%20pa%C3%ADs>. Acesso em: 08 jun. 2020.

TORRES, Ana Catarina Moura; COSTA, Ana Caline Nóbrega da; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. ScientificElectronic Library Online, [s. l.], 1 jun. 2020. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/640>. Acesso em: 7 jun. 2020.

UFMG. Faculdade de Medicina. Projeto da Faculdade de Medicina oferta curso acessível sobre coronavírus: Gratuito e online, curso também é acessível às pessoas surdas e com deficiência visual. [S. l.], 15 maio 2020. Disponível em: <https://www.medicina.ufmg.br/projeto-da-faculdade-de-medicina-oferta-curso-inclusivo-sobre-coronavirus/>. Acesso em: 3 jun. 2020.

UNESCO. Impacto da COVID-19 na Educação. [S. l.], 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 03 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Como Citar

LEITE, L.; SILVA, M. C. R.; SIMÕES, T. M. S.; SILVA, A. C. S.; PEREIRA, M. IMPACTOS DA COVID-19 NA GRADUAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–14, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8863. Acesso em: 19 nov. 2024.