DE EXU AOS PRETOS VELHOS – A ENCRUZILHADA COMO REENCONTRO COM A ANCESTRALIDADE
Palavras-chave:
Ancestralidade, Educação, Encruzilhada, Exu.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo mostrar a religiosidade como instrumento para a decolonização de saberes eurocêntricos. Através de uma reflexão traçada por novos olhares e saberes, a ancestralidade vem se fazer presente para a desconstrução de verdades tidas como únicas. Dentro da encruzilhada, lançando um olhar para os caminhos mostrados e os encontros deles num único lugar, Exu nos leva para encruzilhadas várias, para que possamos sair da inércia, fortalecendo o movimento que, noves fora, é a vida. Baseado na leitura de teóricos que percebem a religiosidade como território de descobertas epistemológicas que permitem um (re)encontro consigo e com o outro como unidade e pluralidade, esse relato leva à reflexão sobre nossas práticas e conceitos outrora baseados numa visão eurocentralizada. Nesse texto, religião, escola e universidade são apresentadas através dos caminhos encontrados na encruzilhada para uma percepção da construção de identidade baseada nas filosofias africanas. E, a partir dessa experiência, lançar uma nova perspectiva sobre a educação e a maneira como educadoras e educadores podem atuar de forma significativa nos espaços formais de saberes.Downloads
Referências
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