DE EXU AOS PRETOS VELHOS – A ENCRUZILHADA COMO REENCONTRO COM A ANCESTRALIDADE

Autores

Palavras-chave:

Ancestralidade, Educação, Encruzilhada, Exu.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo mostrar a religiosidade como instrumento para a decolonização de saberes eurocêntricos. Através de uma reflexão traçada por novos olhares e saberes, a ancestralidade vem se fazer presente para a desconstrução de verdades tidas como únicas. Dentro da encruzilhada, lançando um olhar para os caminhos mostrados e os encontros deles num único lugar, Exu nos leva para encruzilhadas várias, para que possamos sair da inércia, fortalecendo o movimento que, noves fora, é a vida. Baseado na leitura de teóricos que percebem a religiosidade como território de descobertas epistemológicas que permitem um (re)encontro consigo e com o outro como unidade e pluralidade, esse relato leva à reflexão sobre nossas práticas e conceitos outrora baseados numa visão eurocentralizada. Nesse texto, religião, escola e universidade são apresentadas através dos caminhos encontrados na encruzilhada para uma percepção da construção de identidade baseada nas filosofias africanas. E, a partir dessa experiência, lançar uma nova perspectiva sobre a educação e a maneira como educadoras e educadores podem atuar de forma significativa nos espaços formais de saberes.

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Biografia do Autor

Ana Caroline da Silva Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Cândido Mendes e Mestranda no Programa de Ensino e Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia.

Referências

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

DA SILVA SANTOS, A. C. DE EXU AOS PRETOS VELHOS – A ENCRUZILHADA COMO REENCONTRO COM A ANCESTRALIDADE. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 432–440, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8746. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais