PROJETO DE RAÇA E GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: aquilombar-se a partir da escola é (re)significar-se e ser autor/a da própria a história
Palavras-chave:
educação básica, mulher negra, racismoResumo
Resumo: Trazer as questões de etnia/raça e gênero para o contexto escolar não é tarefa fácil, mas de fundamental importância para a afirmação e validação da identidade dos/das estudantes, pois pode ajudar a reverter o quadro social repleto de injustiça e desigualdade que se estabeleceu desde a formação do povo brasileiro e que se arrasta de várias formas na sociedade e principalmente nos espaços escolares. Entendendo que essas questões também se tornam assunto impreterível, apresentamos esse trabalho como estudo de caso da Escola Municipal Themístocles Andrade, situado na zona periférica da cidade de Ilhéus, no exercício da execução da Lei 10639/03, a qual executa o Projeto interdisciplinar “Mulher Negra: a força que se explica”, desde o ano de 2014, afim de apresentar a resistência e superação da mulher negra ao longo da história do Brasil a partir da ancestralidade africana com a participação de algumas áreas de conhecimento.
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Referências
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