O USO DO WHATSAPP NA TRANSMISSÃO DO SABER RELIGIOSO DO AXÉ OJO L’ONIN
Palavras-chave:
Candomblé, Transmissão do saber Ciberespaço, Whatsapp.Resumo
Este trabalho analisa o uso dado ao whatsapp no Ilê Axé Alaketú Ojo L’onin, terreiro de candomblé situado na cidade de Itabuna-BA. Usando a etnografia virtual, fiz o acompanhamento do grupo criado pelo Babalorixá responsável pelo terreiro, com o objetivo de entender como acontece o processo de transmissão de saber nesse ambiente virtual e mapear os usos do aplicativo. No terreiro pesquisado a inserção no ciberespaço ocorre através do uso do aplicativo whatsapp, na qual pedagogia do candomblé, praticada no espaço físico do terreiro, é adaptada para o mundo virtual. Para que este estudo fosse possível, foi utilizado o método de pesquisa baseado na etnografia, a netnografia ou etnografia virtual onde o pesquisador é também participante, assumindo a posição de pesquisador insider, devido ao grau de aproximação com o objeto, as técnicas de coleta de dados envolveram entrevista semiestruturada realizada através do whatsapp e acompanhamento online do grupo, foi realizada também observação oflline, ou seja no espaço físico de um terreiro ligado a família Ojo L’onin.Downloads
Referências
CONCEIÇÃO, Lúcio A. A. da. A pedagogia do Candomblé: Aprendizagens, Ritos e Conflitos. Tese (Mestrado em Educação e Contemporaneidade). UNEB – Universidade Estadual da Bahia. Salvador - BA. 2006.
FRAGOSO, Suely. RECUERO, Raquel. AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Meridional/Sulina, 2011. Disponível em: <http://www.editorasulina.com.br/img/sumarios/530.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2018.
GOZZI, Marcelo P. Gestão pedagógica em comunidades virtuais orientadas para a aprendizagem: a importância da formação do professor mediador. São Carlos: Revista eletrônica de educação, v.6, n.2, 2012. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br>. Acesso em: 07 de junho de 2018.
PEREIRA, Máira C. A; CAPUTO, Stela G. Dialogando com narrativas digitais e aprendizagens nos terreiros de candomblé. Revista Tempos e Espaços em Educação, n.14 2014.
PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SOBRINHO,J.D. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação. São
Paulo: Cortez, 2003.
SIQUEIRA. Maria de L. Agô Agô Lonan. Mazza Edições. V.1, 1998.
SILVA, Cármen Duarte da, et al., “ De Como a Escola Participa da Exclusão Social: Trajetória de Reprovação das Crianças Negras” in ABRAMOWICZ, Anete, et al., Para Além do Fracasso Escolar, Col. Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico, Papirus Editora, Campinas, São Paulo, 1997, pp. 27-46.
SILVA, Cármen Duarte da, Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais. Eccos Revista Científica, vol. 4, fac. 02, Universidade Nova de Julho, São Paulo, pág. 79 a 88, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.