DOS CONTOS ORAIS A PRODUÇÃO MIDIÁTICA: O feminismo e a construção das diferentes versões que compõem uma mesma chapeuzinho vermelho
Palavras-chave:
Chapeuzinho Vermelho, Feminismo, Conto Oral, Produção MidiáticaResumo
Este estudo, propõe-se analisar a adaptação de Chapeuzinho Vermelho do conto tradicional para a ficção seriada televisiva norte-americana Once Upon A Time, estreada em 23 de outubro de 2011, que atualiza os contos de fadas clássicos (não apenas Chapeuzinho Vermelho), estabelecendo diálogos com questões sociais contemporâneas. Onde busca compreender as principais alterações da personagem dos contos populares orais, perpassando diferentes meios textuais, como a literatura, pelos autores Charles Perrault e pelos irmãos Grimm, tal como, os Estúdios Disney, entre outros, até a série. O estudo busca apresentar e discutir o conceito de criança, gênero, estereótipos, tal como, a evolução do processo de papel social da mulher e as relações entre gêneros em produções midiáticas contemporâneas. Foi identificado que, as lutas e conquistas feministas vêm reconfigurando sociedades; que fomentam mudanças presentes nas produções culturais e artísticas contemporâneas. Nesta perspectiva foram identificados, na adaptação Once Upon A Time, mecanismos que correspondem a algo além do que já existe nos produtos midiáticos e em suas estruturas convencionais, e também formas de leitura, rompimento de estereótipos e padrões como consequência de mudanças nos contextos sociais, através das lutas feministas.
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