POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO À CULTURA NA ESCOLA NO ESTADO DA BAHIA: uso do cinema na discussão racial

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas, Cultura na Escola, Cinema, Discussão racial.

Resumo

O presente texto pretende abordar o incentivo à cultura na escola sobre o enfoque do uso do cinema para a discussão de temas relacionados às questões raciais tendo como foco uma possível relação entre o projeto de pesquisa-intervenção, “O racismo no ambiente escolar: um debate por meio de obras cinematográficas”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais e o Programa Escolas Culturais desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre o uso do cinema em sala de aula e uma análise da portaria nº 115 do Governo do Estado da Bahia que normatiza o Programa Escolas Culturais argumentando-se em favor do debate de questões raciais nas escolas e do respeito às diferenças. A importância de políticas públicas como a desenvolvida pelo Governo do Estado da Bahia, fundamenta-se no papel vital da escola como formadora de cidadãos críticos.

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Biografia do Autor

Wadson Santos Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel em Humanidades; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais; Universidade Federal do Sul da Bahia

Joeldon Pereira Bento, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor de Geografia, docente da Rede Estadual da Bahia, pesquisador; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia.

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

SOUZA, W. S.; BENTO, J. P. POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO À CULTURA NA ESCOLA NO ESTADO DA BAHIA: uso do cinema na discussão racial. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 328–331, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8693. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais