UM TRIBUTO À LUÍZ GAMA: O ADVOGADO DOS ESCRAVOS
Palavras-chave:
diversidade cultural, Lei 10.639/03, superaçãoResumo
O projeto Brasilidade desenvolvido no Colégio Modelo de Itabuna propôs a discussão de temas que abordem a diversidade cultural no Brasil, as relações étnicas- raciais e o combate aos diversos tipos de preconceitos na sociedade brasileira. O tributo à Luíz Gama foi uma oportunidade de estudar a vida e o percurso de determinação de um homem negro que lutou para superar as dificuldades de uma sociedade escravocrata do século XIX. Tendo como objetivo sua relevância para o processo abolicionista no Brasil. Sua biografia foi estudada através da leitura do livro, Luiz Gama, o libertador de escravos e sua mãe libertária Luiza Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês em 1835, em Salvador. Posteriormente a biografia foi resenhada e discutida em sala de aula. Os alunos com a orientação da professora de História Gislany redigiram um roteiro de peça de teatro. A representação teatral foi apresentada em quatro atos intercalados com musicais de dança africana, dança dos orixás, dança das baianas e a dança afro-indígena do maculelê. Esse exemplo de resistência e persistência contribuiu para a elevação da autoestima dos alunos envolvidos que ao conhecer a vida e a trajetória de Luiz Gama perceberam que estudar é o maior ato de rebeldia num país de sociedade preconceituosa e excludente como o Brasil. A exibição da peça fez um link com a atualidade no que se refere aos vários exemplos de superação e conquistas de jovens negros nas instituições em diversas áreas acadêmicas e culturais no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-06-19
Como Citar
COSTA, G. N. UM TRIBUTO À LUÍZ GAMA: O ADVOGADO DOS ESCRAVOS. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 309–315, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8679. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.