ETNIA CIGANA NO BRASIL: ESTUDO DE CASO EM ITABUNA

Autores

Palavras-chave:

cultura cigana, identidade, mostra cultural, relações étnicas

Resumo

O projeto Brasilidade desenvolvido no Colégio Modelo de Itabuna propôs a discussão de temas que abordem a diversidade cultural no Brasil. Em anos passados as Leis 10.639/03 e 11.645/08 sempre foram as norteadoras das propostas de estudos com temas de relevância da Cultura afro-brasileira, a história da África e Cultura indígena. Em 2018 uma nova proposta foi acrescentada ao projeto, etnia cigana no Brasil e um estudo de caso na cidade de Itabuna. A metodologia utilizada foi uma pesquisa para conhecer os elementos culturais e as especificidades de uma comunidade cigana. O segundo momento foi o contato com uma mestranda Dayse Batista da UFSB que pesquisa sobre esse tema, a mesma esclareceu curiosidades e contatou com a comunidade de etnia cigana para uma visita ao sítio na rua de Palha que recebeu os alunos do 3ª Ano do Ensino Médio e a professora de História Gislany para uma roda de conversa, gravada e fotografada pelos alunos. O resultado empreendido foi a elucidação de estereótipos e preconceitos referentes à etnia cigana no país. A roda de conversa foi mediada pela mestranda e a professora, que juntas contribuíram para que as perguntas fossem respeitosas no que se refere aos temas polêmicos que envolvem o imaginário do povo brasileiro acerca dos ciganos. Foi uma experiência que proporcionou aos discentes a busca das respostas de dúvidas levantadas por eles, alunos produzindo conhecimentos e socializando com a comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislany Nascimento Costa, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais/ Universidade Federal do Sul da Bahia campus/ Itabuna. Licenciada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz . Especialização em História da Cultura Afro-Brasileira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Universidade Cândido Mendes. Professora regente do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Itabuna ministrando aulas na disciplina de História nas turmas de 2º e 3° Ano do Ensino Médio e professora da sala Multifuncional.

Referências

ANDRADE JÚNIOR, Lourival. Os ciganos e o processo de exclusão. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 33, nº 66, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3ª ed. Trad.: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP & A, 1999.

JORGE, Rogério Ribeiro. Território, identidade e desenvolvimento: uma outra leitura dos arranjos produtivos locais de serviços no rural. 2009. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. doi:10.11606/T.8.2009.tde-04022010-140724. Acesso em: 2019-03-30.

PEREIRA, Marcos Emanoel; MODESTO, João Gabriel; MATOS, Marta Dantas. Em direção a uma nova definição de estereótipos: teste empírico do modelo num primeiro cenário experimental. Psicologia e Saber Social, 1(2), 2012.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (orgs). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

COSTA, G. N. ETNIA CIGANA NO BRASIL: ESTUDO DE CASO EM ITABUNA. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 302–308, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8678. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais