A DIVERSIDADE NA REDE GLOBO AS NOVAS ESTRATÉGIAS DO “SOCIAL TV”
Palavras-chave:
classe c, mídia hegemônica, rede globo, redes sociais, social tvResumo
Com o avanço das tecnologias da informação, a televisão passou a ter novas estratégias para discutir a diversidade de raça e classe no Brasil. As redes sociais ganharam grande notoriedade no processo de transmissão de conteúdos através dos compartilhamentos, curtidas e comentários dos internautas sobre a programação da TV em tempo real. Nesse contexto, discutimos sobre o modo em que o fenômeno social TV, o crescimento da classe C e suas transformações sociais geram interesses da grande mídia hegemônica, sobretudo a Rede Globo.Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Uma censura invisível. / In: BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. p. 19-23.
CRUZ, B. Classe C e o Fenômeno Social TV no Brasil. Revista Administração em Diálogo - PUC- São Paulo. Brasil, Vol. 17, número 3, p.106-128, dez. 2015.
ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA (ENECULT), 5, 2009, Salvador. As representações identitárias e as ficções seriadas juvenis no sul da Bahia – entre o RBD e o Malhação. Universidade Federal da Bahia (UFBA): CULT, 2009.
HALL, S. O caráter da mudança na modernidade tardia. / In: HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005. p. 14-18.
KILOMBA, Grada. A máscara, Capítulo 1: Memórias do Plantation: Episódios do Racismo Cotidiano, 2010. Tradução de Jéssica Oliveira de Jesus. Cadernos de Literatura em Tradução - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP. São Paulo, Vol.1, número 16, p. 171-180, 2016.
KOZINETS, R. V. O processo da etnografia e da netnografia. / In: KOZINETS, R.V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 60-62.
MENICONI, J. De Olho no Big Brother Brasil: A performance mediada pela TV. 2005. Dissertação (Mestre em Comunicação Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
OROZCO, Guilhermo G. A corrente de usos e gratificações e a de usos sociais. / In: OROZCO, Guilhermo G. Educomunicação: Recepção Midiática, Aprendizagens e Cidadania. 1ª edição. São Paulo: Editora Paulinas, 2014. Não paginado.
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? / In: RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte-MG: Letramento: Justificando, 2017. p. 77-79.
ROCHA, D. Reality TV e reality show: ficção e realidade na televisão. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - E-compós. Brasília, Vol. 12, número 3, p. 1-16, set/dez. 2009.
WOLTON, D. A televisão no espaço da comunicação / In: WOLTON, D. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 2006. p.142-157.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.