UMA HISTÓRIA, MUITAS MEMÓRIAS: epistemicídios na educação das artes visuais no Brasil

Autores

  • Clarissa Lopes Suzuki Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

decolonialidade, epistemicídio, educação das artes visuais, Lei 11.645/08

Resumo

Este texto tem como objetivo refletir brevemente a respeito do colonialismo presente na história oficial do ensino da arte no Brasil e as implicações formativas para aqueles que não têm suas histórias narradas. No desenvolvimento do texto, tecemos diálogos com alguns conceitos que fundamentam as reflexões pertinentes à perspectiva decolonial latino-americana e a ideia de epistemicídio fundamentada por Sueli Carneiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Lopes Suzuki, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da USP na linha Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte, com pesquisa voltada para as epistemologias afro-brasileiras e indígenas e a formação de professores da Educação Básica. Possui Mestrado em Artes pela USP, graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela UNESP e Extensão em Africanidades na Educação pela UnB. É professora da graduação e da pós-graduação no ensino superior. Desde 2010 é pesquisadora do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (CAP/ECA/USP). 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 6. ed., 2010.

_______. John Dewey e o Ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 4. ed., 2001.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 10.639/03. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm . Acesso em: 25 mai. 2019.

_______. Casa Civil. Lei nº 11.645/08. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 25 mai. 2019.

_______. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1852-diretrizes-curriculares-pdf&category_slug=novembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2019.

______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Brasília: MEC, [s.d.]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>.

______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDAU, Vera Maria; OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, 2010, vol. 26, n. 1, p.15-40. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_pedagogia_antirracista_anticolonial_br.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2020.

CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

_______. Escritos de uma vida: Sueli Carneiro. São Paulo: Pólen Livros, 2019.

COLLINS, Patricia Hill. Epistemologia feminista negra. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2019.

EISNER, Elliot. Estrutura e mágica no ensino da arte (1988). In: BARBOSA, A. M. (Org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

FELDMAN, Edmund B. Metodologia de trabalho. São Paulo: USP, 1993.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. UFSM, 2011.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação, 2004.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Educação e Militância Decolonial. Rio de Janeiro: Editora Selo Novo, 2018.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. O papel da cultura visual na formação inicial em artes visuais. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I (Orgs.). Educação na cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. UFSM, 2009.

OTT, Robert W. Ensinando crítica nos museus (1988). In: BARBOSA, A. M. (Org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

PRESTES, Roberta Ribeiro. A Primeira Missa no Brasil em dois tempos. Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.3, n.2, agosto-2011.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo. (Org.). La colonialidade del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005, p. 201-246.

READ, Herbert. A Educação pela Arte. São Paulo: Summus, 1986.

RUFINO, Luiz; SIMAS, Luiz Antonio. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. 1.ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Ana Celia. A discriminação do negro no livro didático. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2004.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, colonialidad y educación. Revista Educación y Pedagogía, vol. XIX, núm. 48, Mayo – Agosto de 2007.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

LOPES SUZUKI, C. UMA HISTÓRIA, MUITAS MEMÓRIAS: epistemicídios na educação das artes visuais no Brasil. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 272–283, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8673. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais