A ANCESTRALIDADE NOS RITUAIS DE CURA: as narrativas dos ebós
Palavras-chave:
Ancestralidade, rituais de cura, Ebó, Religiões afro-brasileiras.Resumo
Este relato tem como objetivo fomentar reflexões que podem contribuir no processo de desconstrução de preconceitos e a construção de debates para desmistificar as falsas narrativas disseminadas sobre as práticas religiosas afro-brasileiras, e visa, também, proporcionar a compreensão sobre o funcionamento das macumbas, ebós, feitiços, suas práticas ritualísticas e sua relação com a medicina tradicional, bem como, a transmissão desses conhecimentos ao longo dos séculos, explicitando como a religião tem realizado o ofício de manter vivo esses conhecimentos ancestrais através da manutenção dos mais velhos no santo para a transmissão dos jovens iniciados nos terreiros.
Irei relatar dois casos, o primeiro será a trajetória percorrida pelo Babalorixá Wanderson George Oliveira do terreiro de candomblé Ilé Axé Oía Maré, localizado em Belmonte-Bahia, explicarei como se deu sua iniciação na religião e a experiência vivida em seu percurso como babalorixá, além de apresentar suas relações de parentesco sanguíneo e religioso ao longo do tempo. O segundo caso de Nilda Leal que sofreu com um feitiço de pemba, que resultando em problemas físicos e espirituais, e como a religião possui duas abordagens sendo ela a responsável pelo feitiço e também a detentora dos processos de cura.
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Referências
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