EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: construindo uma base emancipatória

Autores

  • Emerson da Silva Mendes Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Mateus Silva Ferreira Universidade Federal do Recôncavo (UFRB)

Palavras-chave:

Educação, MST, Reforma Agrária

Resumo

O presente trabalho se propôs a analisar as potencialidades dos processos de ensino-aprendizagem da Escola Municipal Alfredo Felix Correia - MST, localizada no Assentamento Bela manhã, no Município de Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia. Os dados foram coletados a partir de narrativas orais, observação participativa, alinhada à revisão sistemática de bibliografias, a qual permitiu localizar neste modelo de educação uma distinta potencialidade pedagógica, visando refletir e construir um currículo que permite alinhar, ao conteúdo comum da Educação formal, discussões que tangem aspectos ligados à educação, partindo das realidades vivenciadas nos assentamentos, afirmando-se enquanto uma proposta pedagógica emancipatória e da luta na defesa de políticas públicas que garantam às populações camponesas o acesso à educação escolar não distante de seus próprios territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson da Silva Mendes, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Discente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduação em andamento no Curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Sul da Bahia, Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal do Sul da Bahia (2017).

Mateus Silva Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo (UFRB)

Discente no Programa de Mestrado em Educação do Campo - PPGEDUCAMPO na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Graduado em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (2018).

Referências

ANTONIO; C. A., LUCINI; M. Ensinar e aprender na Educação do Campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cadernos do Cedes/Centro de Estudos Educação Sociedade. V.27, n.72, mai-ago 2007. Disponível em: Acesso: maio 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Brasília: SECADI, 2012.

______. II PNERA – Relatório da II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária. INCRA. PRONERA. UNESCO. UNESP. IPEA. Secretaria de Assuntos Estratégicos. MDA. 2015. Disponível em:<http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/150618_relatorio_ii_pesquisa%20nacional.pdf>. Acesso em maio de 2017

______. Educação do campo: diferenças mudando paradigmas. HENRIQUES, Ricardo Et al. (orgs.). Brasília: SECAD-MEC, 2007.Acesso em: maio de 2017.

______. Ministério de Educação e Cultura. Analfabetismo no país cai de 11,5% para 8,7% nos últimos oito anos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32962>. Acesso em: 02 Jun. 2017.

______. DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília: 2010

CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica C. Sobre educação do campo. São Paulo, 2008

MOLINA, Monica; JESUS, Sonia Meire. Contribuições do Pronera à Educação do Campo no Brasil. Reflexões a partir da tríade: campo – política pública – educação. In: SANTOS, Clarice et al. Memória e história do Pronera. Brasília: MDA/Incra, 2010, p. 29.

MOVIMENTO SEM TERRA (MST). Educação. In: A luta dos Sem Terra pela Educação de Jovens e Adultos no Campo. Pernanbuco : MST, 2015.

MOVIMENTO SEM TERRA (MST). Educação. MST, 2014. Disponível em:<http://www.mst.org.br/educacao/>; Acesso em 04 de Jun. 2017

SILVA, Lourdes Helena da; COSTA, Vânia Aparecida; ROSA, Walquíria Miranda. A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 16, n. 46, p. 149-166, Apr. 2011.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

MENDES, E. da S.; FERREIRA, M. S. EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: construindo uma base emancipatória. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 202–208, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8517. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais