EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: construindo uma base emancipatória
Palavras-chave:
Educação, MST, Reforma AgráriaResumo
O presente trabalho se propôs a analisar as potencialidades dos processos de ensino-aprendizagem da Escola Municipal Alfredo Felix Correia - MST, localizada no Assentamento Bela manhã, no Município de Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia. Os dados foram coletados a partir de narrativas orais, observação participativa, alinhada à revisão sistemática de bibliografias, a qual permitiu localizar neste modelo de educação uma distinta potencialidade pedagógica, visando refletir e construir um currículo que permite alinhar, ao conteúdo comum da Educação formal, discussões que tangem aspectos ligados à educação, partindo das realidades vivenciadas nos assentamentos, afirmando-se enquanto uma proposta pedagógica emancipatória e da luta na defesa de políticas públicas que garantam às populações camponesas o acesso à educação escolar não distante de seus próprios territórios.Downloads
Referências
ANTONIO; C. A., LUCINI; M. Ensinar e aprender na Educação do Campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cadernos do Cedes/Centro de Estudos Educação Sociedade. V.27, n.72, mai-ago 2007. Disponível em: Acesso: maio 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Brasília: SECADI, 2012.
______. II PNERA – Relatório da II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária. INCRA. PRONERA. UNESCO. UNESP. IPEA. Secretaria de Assuntos Estratégicos. MDA. 2015. Disponível em:<http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/150618_relatorio_ii_pesquisa%20nacional.pdf>. Acesso em maio de 2017
______. Educação do campo: diferenças mudando paradigmas. HENRIQUES, Ricardo Et al. (orgs.). Brasília: SECAD-MEC, 2007.Acesso em: maio de 2017.
______. Ministério de Educação e Cultura. Analfabetismo no país cai de 11,5% para 8,7% nos últimos oito anos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32962>. Acesso em: 02 Jun. 2017.
______. DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília: 2010
CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica C. Sobre educação do campo. São Paulo, 2008
MOLINA, Monica; JESUS, Sonia Meire. Contribuições do Pronera à Educação do Campo no Brasil. Reflexões a partir da tríade: campo – política pública – educação. In: SANTOS, Clarice et al. Memória e história do Pronera. Brasília: MDA/Incra, 2010, p. 29.
MOVIMENTO SEM TERRA (MST). Educação. In: A luta dos Sem Terra pela Educação de Jovens e Adultos no Campo. Pernanbuco : MST, 2015.
MOVIMENTO SEM TERRA (MST). Educação. MST, 2014. Disponível em:<http://www.mst.org.br/educacao/>; Acesso em 04 de Jun. 2017
SILVA, Lourdes Helena da; COSTA, Vânia Aparecida; ROSA, Walquíria Miranda. A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 16, n. 46, p. 149-166, Apr. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.