PARA UMA PLURALIDADE CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Ciência ocidental, Ciência não-ocidental, Paradigma de complexidade, Pensamento abissal, Pensamento pós-abissal da ecologia dos saberes.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender os pensamentos de Souza Santos (2007) e Ela (2012) acerca da ciência moderna. O problema deste artigo é: “Há outra(s) possibilidade(s) de fazer ciência?” Para responder o problema apresentam-se no texto as categorias de análise: ciência ocidental e ciência não-ocidental A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica e concluiu-se que a crise existencial da ciência ocidental exige uma nova racionalidade através da complementaridade de saberes. O paradigma de complexidade e o pensamento pós-abissal da ecologia dos saberes se configura como algumas das propostas viáveis e alcançáveis para um novo pensamento da ciência.
Downloads
Referências
ELA, JM. Investigação científica e Crise da racionalidade. Luanda, Angola: Edições Pedago, 2016
EDIÇÕES PEDAGO. Biografia. Disponível em: https://www.infoescola.com/africa/camaroes. Acesso em: 10 nov. 2018.
POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. S.P.: Ed. Cultrix, 2004.
SOUSA SANTOS, B. Nota biográfica. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/pages/pt/homepage.php. Acesso em: 10 nov. 2018.
SOUSA SANTOS, B. Para Além do Pensamento Abissal- Das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Novos Estudos, n° 79, p.71-94, nov. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.