CIDADE E POLÍTICA: DISPUTAS DE NARRATIVAS NO CARNAVAL DE RUA CARIOCA

Palavras-chave: Carnaval. Blocos de rua. Política; Direito à Cidade; Direito à Cultura.

Resumo

O carnaval é construído por meio de disputas, atuando como espaço de reivindicações políticas. Nos últimos anos, o carnaval de rua carioca vem potencializando as lutas políticas, principalmente através da discussão do direito à cultura e à cidade. Este artigo procura entender, por meio de pesquisa etnográfica, entrevistas, revisão bibliográfica e estudo de reportagens em mídias, os posicionamentos políticos e simbólicos dos agentes ativos em relação à festa e à cidade. Logo, serão analisadas as apropriações e ressignificações de tais sujeitos em torno dos usos do espaço público. A partir disso, o presente trabalho buscará compreender quais são as narrativas empreendidas por esses blocos, que transformam o carnaval de rua em um significativo espaço de luta política. Complexifica-se, assim, a visão do carnaval enquanto festa popular que, através do lúdico, constrói uma pauta política atual e interseccional, articulando os direitos à cidade, ao carnaval e à cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Bay Frydberg, Universidade Federal Fluminenses

Professora da Universidade Federal Fluminense do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Emily Cardoso Dias, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, integrante da pesquisa "“Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua”: Cultura, Política e Economia no Carnaval dos blocos de rua no Rio de Janeiro" desde janeiro de 2018. É coautora de diversos artigos apresentados e publicados em congressos no campo da cultura.

Referências

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. In: Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 10, n. 1, jan. 2002.

FERNANDES, Rita. Meu bloco na rua: a retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

HARVEY, David. A Liberdade da Cidade. In: VAINER, Carlos et al., Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: BOITEMPO EDITORIAL; Carta Maior, 2013.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. 1ª edição. São Paulo. Martins Fontes, 2014.

LEFEBVRE, Henry. O direito à cidade. São Paulo: Editora Moraes, 1991.

Publicado
2021-06-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 27
  • PDF downloads: 21
Como Citar
BAY FRYDBERG, M.; VEGA MARTINEZ VERAS FERREIRA, A. C.; CARDOSO DIAS, E. CIDADE E POLÍTICA: DISPUTAS DE NARRATIVAS NO CARNAVAL DE RUA CARIOCA. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 3, p. e021007, 4 jun. 2021.
Seção
DOSSIÊ