A RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO SURDO NO ENSINO BÁSICO TENDO A LIBRAS COMO MEDIADORA

Autores

  • Teresinha Ribeiro Brito
  • Ronaldo Conceição dos Santos
  • Ivonete de Souza Santos
  • Rosa Maria Lopes Freitas

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Surdez. Formação docente. Comunicação em Libras.

Resumo

O presente artigo recorre a estudos e pesquisas sobre a temática da educação inclusiva a fim de elucidar quais os obstáculos e possibilidades de superação na relação pedagógica entre o professor e o aluno surdo, em salas de aula do ensino básico es tendo a Libras como mediadora. Os argumentos foram desenvolvidos a partir de três eixos: contexto histórico e formação docente, a mediação da Libras no processo de aprendizagem e os desafios na relação pedagógica professor/aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo cuja análise sucinta da relação professor e aluno surdo no âmbito escolar evidenciou que a formação do professor em Libras é fundamental para atender às demandas educacionais do aluno e superar os obstáculos na comunicação.

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Publicado

2020-02-13

Como Citar

BRITO, T. R.; DOS SANTOS, R. C.; SANTOS, I. de S.; FREITAS, R. M. L. A RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO SURDO NO ENSINO BÁSICO TENDO A LIBRAS COMO MEDIADORA. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 79–97, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/7995. Acesso em: 19 nov. 2024.