IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE

Autores

  • Yuri Miguel Macedo UFES-UFSB
  • Albery Pires França Vasconcelos
  • Crizeide Miranda Freire
  • Juciara Costa da Fonseca Rios

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Educação de Surdos, Políticas Públicas.

Resumo

A efetivação do exercício da proposta da Educação Bilíngue, a partir de políticas públicas, possibilita aos surdos o aprendizado priorizando a língua de sinais como língua de instrução. Esta perspectiva perpassa a visão conteudista, ela abre caminhos para interação, socialização entre surdos e ouvintes e a difusão da língua de sinais para além dos muros da escola. Assim, nesta linha de entendimento, este artigo foi orientado pela seguinte questão central: a implementação da disciplina Libras nas séries iniciais do ensino fundamental I, contribuiria na formação do sujeito surdo e na promoção efetiva de inclusão entre surdos e ouvintes? Para tanto, os objetivos traçados foram: Compreender o bilinguismo como caminhos para efetivação da inclusão, tendo em vista a implementação da disciplina de Libras nos anos iniciais, elencando ações para que essas políticas sejam executadas analisar de que maneira, ter a sua língua materna no início de sua formação favoreceria no processo identitário do sujeito surdo; Investigar as políticas públicas e as legislações educacionais, como subsídios que possibilitarão a implementação da disciplina de Libras nos anos iniciais na perspectiva de uma escola bilíngue e perceber como os integrantes das escolas concebem a implantação da disciplina de libras nas séries iniciais enquanto promoção da inclusão de surdos. Percorremos os caminhos metodológicos a partir da abordagem qualitativa, com inspiração no estudo de caso, alicerçada por instrumentos como visitas de campo, entrevista semiestruturada e observação. Os sujeitos da pesquisa foram alunos surdos, ouvintes, intérprete e também professores que corroboraram em suas falas a importância da implementação da disciplina Libras para surdos e ouvintes a partir das séries iniciais do fundamental I, uma vez que, dentre outras coisas favorecerá no processo identitário e de comunicação.

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Biografia do Autor

Yuri Miguel Macedo, UFES-UFSB

- Professor Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo, licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança - FABIBE, Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação, Devoções, Transversalidade e Ancestralidade. Atua como coordenador do Grupo de Pesquisa EDUCAÇÃO TRANSVERSAL

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Publicado

2020-02-13

Como Citar

MACEDO, Y. M.; FRANÇA VASCONCELOS, A. P.; FREIRE, C. M.; RIOS, J. C. da F. IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 29–46, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/7991. Acesso em: 19 nov. 2024.