A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
reflexões a partir do Projeto Político Pedagógico e da prática docente em uma escola da Rede Municipal de Lamarão-BA
Palavras-chave:
Lei 10.639/2003, História e Cultura Afro-Brasileira, Prática PedagógicaResumo
A Lei nº 10.639/2003, em 2023 completa duas décadas de sua outorga. Marco legal que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições públicas e particulares em todos os níveis de ensino, possibilitou dinâmicas de difusão sobre a relevância das questões étnico-raciais nos currículos escolares. Este ensaio é resultado de um processo de pesquisa voltado para experiências vivenciadas no ambiente escolar e no ambiente acadêmico do Departamento de Educação Campus XI Serrinha/BA. Reflete, brevemente, sobre como a História e Cultura Afro-Brasileira é contemplada no Projeto Político Pedagógico de uma escola do município de Lamarão-BA e a sua repercussão nas práticas pedagógicas. O encontro com a escola se deu por meio da escuta feita a docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a relação da sua prática com o proposto pelo Projeto Político Pedagógico (PPP). Para isso, recorremos à abordagem qualitativa, cujas informações foram obtidas através de entrevistas semiestruturadas e da análise documental. O estudo dialoga com autoras/es como Nilma Lino Gomes (2002, 2012),Kabengele Munanga (2012), bell hooks (2017) dentre outros/as que se dedicaram a estudar e discutir assuntos relacionados às relações étnico-raciais e a prática pedagógica. A principal contribuição deste ensaio é oferecer reflexões sobre as relações étnico-raciais, os efeitos da implementação da Lei 10.639/2003 a partir de uma experiência escolar em Lamarão, Território do Sisal-Bahia.