NOVAS TECNOLOGIAS MEDIADAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Juliana Sharon Andrade Lima
  • Ana Cristina de Mendonça Santos

Palavras-chave:

Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Mediação Pedagógica. Educação infantil. Pandemia.

Resumo

Este ensaio acadêmico apresenta as reflexões acerca da pesquisa realizada quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) por professores da educação infantil durante o ensino remoto. Frente a isso, discutimos como temática central desse trabalho, sobre as novas tecnologias mediadas por professores de educação infantil: limitações e possibilidades durante a Pandemia da covid-19 no município de Serrinha, Bahia. O problema que motivou o estudo foi: quais as limitações e possibilidades foram vivenciadas por professores da educação infantil ao mediar o ensino remoto durante a pandemia causada pela covid-19? Tendo como objetivo geral evidenciar as dificuldades e as alternativas metodológicas utilizadas pelos professores da educação infantil no momento vivenciado de ensino remoto. O embasamento teórico se consolidou, a partir dos aspectos pedagógicos e sociais, dialogando com autores como Kenski (2007); Masetto (2012); Behar (2020); Santos (2019) sobre as tecnologias digitais, mediação pedagógica e ensino remoto. A metodologia da pesquisa parte da perspectiva bibliográfica, de cunho qualitativo, por meio da realização de entrevista semiestruturada a quatro professoras, dialogando sobre os relatos de vivências dos profissionais dessa área. Assim, os resultados dessa pesquisa, evidenciam que os professores vivenciaram diversas possibilidades e limitações com o uso das TDIC em suas práticas cotidianas, entre os maiores desafios, a falta de formação docente para mediação tecnológica e equipamentos digitais e internet em suas residências. Por outro lado, o ensino remoto também possibilitou novas aprendizagens ao fomentar variados usos de recursos comunicacionais que potencializaram os diálogos e construções das crianças, que servirão também durante o ensino presencial.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-09