A DOCÊNCIA, TECNOLOGIAS E OS CONTEXTOS DA EJA : OLHARES REFLEXIVOS

Autores

  • Maria Cezarela Oliveira Carvalho

Palavras-chave:

Docência. EJA. Contemporaneidade.

Resumo

A construção da docência tendo como moldura os cenários diversos da educação voltada para pessoas jovens e adultas demanda profundas relfexões críticas, sobretudo quando vivenciamos os dias contemporãneos, demarcados pela emergência das tecnologias digitais, circulantes na sociedade e os desafios de ensinar  os atores e atrizes sociais que povoam o universos das salas de aula de EJA. Deste modo, emergiu o presente texto, que trouxe como objetivo tecer uma breve reflexão sobre a EJA, enfocando-se os determinantes históricos, conceituais de tal modalidade educativa, tecendo mesmo que brevemente, provoações ao (a) leitor(a) quanto as possibilidades que as  tecnologias digitais, presentes nos dias contemporênos , podem trazer para as práticas de ensino e aprendizagens voltadas para pessoas jovens e adultas. Isso considerado, optamos pela cosntrução do estudo pela aboragem qualitativa, sendo um estudo de cunho preponderantemente bibliográfico, com interlocução pautada em referências bibliograficas a partir de: Freire ( 1995, 1996, 2001), Alvarenga ( 2011), Cortella( 2016), Gadotti( 2000) dentre outros autores.A intenção ao efetivar o estudo, se concretizou na percepção de que a EJA tem se consolidado, ao longo dos anos como cenário profícuo para aprendizagens, emancipação e cidadania para jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18.02.2021