SAÚDE MENTAL E INFÂNCIA

AÇÕES PSICOEDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA

Autores/as

  • Claudineia Ferreira da Mota
  • Nayana Sepúlveda Suzart
  • Lucas de Carvalho Cardoso

Palabras clave:

Ações psicoeducativas, Ambiente Escolar, Saúde Mental, Infantil

Resumen

A promoção da saúde mental infantil, nos dias contemporâneos, tem demandado diversos olhares, reflexões, tensões e movimentos que nos impelem ao exercício da pesquisa. De tal modo, neste artigo discutimos como temática a promoção da saúde mental infantil no ambiente escolar: estratégias e ações pós-pandemia. O problema que motivou o estudo foi: quais estratégias e ações estão sendo ou foram operacionalizadas no período do “pós-pandemia” voltado ao fomento da saúde mental infantil? Justificamos a edificação do estudo a partir de alguns pontos: este é de grande valia para a educação, pois se trata de uma discussão pertinente, é um tema de interesse devido às lacunas e pouco material publicado no campo da literatura especializada, trará contribuições para Pedagogia colaborando com educadores, pais, familiares pesquisadores interessados pela temática objeto de estudo. Sendo assim, como objetivo geral: identificar as principais ações/estratégias construídas na escola para a promoção da saúde mental infantil. Especificamente, objetivamos: descrever as ações desenvolvidas ou pensadas na escola; verificar possíveis impactos causados pelas ações promovidas em relação ao público-alvo; compreender como ocorre o processo de assistência psicoeducativas aos alunos. O estudo foi de abordagem qualitativa, sendo do tipo pesquisa colaborativa, utilizamos as seguintes técnicas de coleta de informações: observação de oficina de intervenção e entrevista semiestruturada, tendo como colaboradores a turma do sétimo ano, duas estudantes de Pedagogia, uma professora do Campus XI e o psicólogo educacional que atua com as turmas do ensino fundamental II. Em linhas gerais, o estudo revelou que é extrema importância as ações psicoeducativas e o atendimento psicológico educacional que a escola campo oferece. Percebemos que a intervenção por meio das oficinas e o contato direto com o público-alvo permite que os pesquisadores possam acompanhar de perto as interlocuções que são oferecidas pelos alunos. A investigação também proporcionou descobrir o quão importante é o trabalho do psicólogo escolar revelando que os discentes necessitam da atenção psicossocial, por meio de intervenções de acolhimento e escuta especializada. 

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Publicado

2023-12-13