AUDIODESCRIÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS
O PAPEL DO SERVIDOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE
Palabras clave:
Eventos científicos, Visibilidade, Políticas Públicas, AcessAcessibilidade Comunicacional.Resumen
Este é um relato de experiência de servidoras analistas universitárias no planejamento e desenvolvimento de um evento científico, utilizando-se da audiodescrição para a promoção da acessibilidade comunicacional. Tal evento visou dar visibilidade aos projetos de pesquisas e extensão desenvolvidos por servidores Técnicos Administrativos das IES, com vistas promover e valorizar os estudos e pesquisas desses profissionais. O seminário foi realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Departamento de Educação, Campus XI – Serrinha, no ano de 2021. Contou com uma equipe multiprofissional e intersetorial formada por pedagogas e comunicóloga dos núcleos de Pesquisa e Extensão (NUPE), de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e de Comunicação (NUCOM), além da participação de discentes com deficiência visual do curso de Licenciatura em Pedagogia e Geografia que atuaram em parceria, no planejamento das demandas de acessibilidade do evento. Dada a necessidade de transformar conteúdo imagético em palavras, possibilitando acesso à informação pelos estudantes público da educação especial/inclusiva, utilizamos o recurso da audiodescrição para acessibilizar as informações. Tivemos como objetivos promover acesso às redes sociais do Departamento por pessoas com cegueira, baixa visão, dislexia, deficiência intelectual, TDAH; ampliar o acesso à informação aos estudantes com cegueira/baixa visão do Departamento; atendimento à Lei de Acessibilidade 10.098 de 12/2000 e o cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência de 13.146/2015. Através de uma metodologia qualitativa, utilizamos as normas técnicas de produção de material acessível, seja ele em audiovisual, formato estático ou dinâmico, em especial as normas de audiodescrição para as redes sociais. Como resultado desse trabalho observamos retorno positivo quanto a ampliação ao acesso as publicações imagéticas pelos discentes cegos e com baixa visão do Departamento, bem como aumento em quantidades de acessos e interação desses estudantes com as redes sociais e fortalecimento no atendimento aos dispositivos legais de acessibilidade, além de maior protagonismo social desses estudantes.